quinta-feira, 18 de junho de 2020

A identidade transmontana na literatura

Em Tonalidades da Literatura Transmontana, o professor Norberto Veiga apresenta dezasseis ensaios sobre literatura e cultura da região de Trás-os-Montes, que no seu conjunto formam uma pujante obra literária. O livro, que expressa a identidade transmontana na literatura, chega às livrarias e ao site da editora no próximo dia 23 de Junho.

«Sem a cultura, chama que alimenta e consome a alma, um povo jamais poderá ter futuro, pois perderá a sua identidade, o seu ADN, e as gentes de Trás-os-Montes sabem isto muito bem.» Empenhado em preservar o património imaterial e a identidade do povo transmontano, Norberto Veiga, professor e cronista, tem vindo, ao longo dos últimos anos, a divulgar uma série de artigos sobre a literatura transmontana em revistas da especialidade.

Desse trabalho resulta agora Tonalidades da Literatura Transmontana: um livro composto por dezasseis ensaios que apresentam a cultura e literatura transmontanas «com a mestria com que os pintores da época áurea retratavam a realeza».

Da poesia à narrativa, do drama aos ritos, são analisadas obras de autores transmontanos como A. M. Pires Cabral, Ernesto Rodrigues, Fernando de Castro Branco, José Mário Leite, Carlos d’Abreu, Francisco José Lopes, Fernando Mascarenhas ou António Sá Gué.

O lugar de honra é reservado à poesia, «a única que se pode levantar contra as subtis formas de usurpação da liberdade do Homem», mas o autor não esquece os restantes géneros literários, abrindo o apetite a quem ainda não conhece as obras aqui retratadas e permitindo novas leituras a quem já as saboreou.

Uma obra de grande interesse para todos os admiradores da diversidade e riqueza da literatura portuguesa.

Tonalidades da Literatura Transmontana chega às livrarias de todo o país no próximo dia 23 de Junho. O livro também estará disponível através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

Tonalidades da Literatura Transmontana
Norberto Veiga
Não-Ficção / Literatura
224 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 23 de Junho

Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário