quinta-feira, 18 de junho de 2020

Cimeira dos Embaixadores Empresariais e Conselho Estratégico trouxeram a debate iniciativas futuras pós pandemia

Braga, a Marca Cidade que traz a história para o futuro - Bloom ...
A Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga e o Conselho Estratégico, organizada pela InvestBraga, promoveu hoje, dia 18 de junho, um debate sobre perspetivas e iniciativas futuras dentro do tecido empresarial de Braga, pós pandemia. Foi feito também um balanço da atividade da InvestBraga em 2019 e apresentado o projeto Work In Braga.


Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga, salientou o trabalho desenvolvido pela InvestBraga no ano de 2019, com especial foco na já premente experiência acumulada dos últimos anos para a concretização dos seus objetivos estratégicos. Reafirmou que o Plano Estratégico para o desenvolvimento económico de Braga tem seguido o seu curso natural e que uma das “grandes novidades de 2019, foi sem dúvida o peso crescente da dimensão imobiliária, com a atração de grandes empresas com dimensão global que procuram a InvestBraga para o desenvolvimento da sua expansão”. Salientou também que as visitas regulares de embaixadores de diversos países, têm vindo a reforçar a “relação de contacto permanente e saudável com países que procuram investir em Braga e/ou promover trocas comerciais”. Ricardo Rio aproveitou para enaltecer a excelente relação com os Embaixadores Empresariais, que representam 345 empresas no conselho de Braga, traduzindo-se numa “rede de embaixadores que têm sido capazes de desenvolver a cidade tanto no âmbito económico, como no âmbito social, nomeadamente nesta fase de pandemia”.

Durante a reunião foram apresentadas as atividades da InvestBraga, onde se atribuiu cerca de 67% ao volume de negócios de mais 1,8 milhões de euros, à gestão da atividade do Altice Forum Braga, num total de proveitos superiores de 2,2 milhões de euros. Para Carlos Silva, administrador executivo, “a força financeira da InvestBraga parte das Feiras, Congressos e Eventos”, mas salientou que esta força advém da união de todas as outras unidades de negócio que se demarcaram durante o ano que passou e este. Recordou aliás a inauguração do Centro de Juventude de Braga, como um projeto notável que tem vindo a marcar a região e a duplicação de investidores e, consequente investimento juntos dos projetos da Startup Braga. Adianta ainda que “2019 foi um ano de crescimento excecional e de consolidação das áreas de negócio da InvestBraga, o que significou um ano muito interessante em termos de retorno”.

Durante a reunião foi lançado o portal Work In Braga (http://workinbraga.com/), resultado do projeto com o mesmo nome e que se destina à atração, criação e retenção de talento. O portal será um ponto de partida para a captação de Talento e oferta de Emprego para o concelho de Braga, sendo apoiado por um vasto conjunto de empresas e contando já com mais de 200 ofertas de emprego e de dezenas de perfis criados com oferta de talento. Para além do apoio às empresas na recolha de recursos humanos e no espaço de criação de perfis, devidamente validados, o Work In Braga agregará também diversa informação útil para quem se quer instalar em Braga.

A sessão serviu também para auscultar e debater perspetivas concretas para as empresas de Braga no que diz respeito ao retorno à normalidade pós pandemia, sobretudo no que respeita ao apoio ao eixo social do concelho. Durante a sessão do Conselho Estratégico da InvestBraga, a preocupação no reforço e apoio social às famílias foi unânime, já que se perspetiva um aumento significativo na taxa de desemprego.

Recorde-se que estas cimeiras têm como objetivo a auscultação da opinião dos Embaixadores Empresariais de Braga sobre o desenvolvimento económico da cidade. Os Embaixadores Empresariais são um grupo de empresas de referência da região, que têm como objetivo ajudar a divulgar oportunidades de atratividade económica para o município e, incentivar a dinamização da economia local.


Sandra Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário