quarta-feira, 24 de junho de 2020

VISEU, amanhã | Agenda do dia (com Reunião do Executivo Municipal)


CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU REDUZ O ENDIVIDAMENTO EM 25% | RÁDIO ...
AGENDA | 25 de junho de 2020
9H30
Reunião do Executivo Municipal de Viseu
O Executivo Municipal de Viseu reúne amanhã, quinta-feira, pelas 9H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Da ordem de trabalhos constam, entre outros temas, a aprovação do plano final de consignação da Mobilidade Suave, nomeadamente a execução da 1ª fase da ciclovia de Viseu; a aprovação dos termos da candidatura ao programa operacional CENTRO 2020, no domínio da “Sustentabilidade e eficiência no uso de recursos”, relativa à componente “MUV BIKE”, especificamente o sistema de bicicletas públicas partilhadas (Bike Sharing); e a aprovação de um protocolo de cooperação interinstitucional, tendo em vista a animação económica, turística e cultural local no verão de 2020.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, falará aos Órgãos de Comunicação Social, pelas 11H30, realizando uma comunicação-síntese da reunião, nos Paços do Concelho.


16H00
Consignação da empreitada de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o Vereador com o pelouro das Obras Municipais, João Paulo Gouveia, participam amanhã do ato público de consignação da empreitada de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses (junto ao Polidesportivo), pelas 16 horas. A intervenção decorre no âmbito do programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”.

Depois de receber “luz verde” por parte do Tribunal de Contas, avançam assim as obras num dos bairros mais antigos de Viseu, datado dos anos 70. O investimento ascende a 940 mil euros e o prazo de execução da obra é de um ano.

O projeto de requalificação contempla, essencialmente, trabalhos ao nível de passeios, arruamentos, estacionamento, espaços verdes, acessibilidades (melhorias ao nível da mobilidade condicionada), iluminação pública, redes de abastecimento de água, drenagem de esgotos e pluviais, para além de instalações elétricas e telecomunicações, entre outras.

18H00
Visita guiada do artista Pedro Cabrita Reis à exposição “I Dreamt Your House Was a Line” e lançamento do livro, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu recebe amanhã, pelas 18 horas, o artista contemporâneo Pedro Cabrita Reis, que realizará uma visita guiada à sua exposição/instalação “I Dreamt Your House Was a Line”, a primeira depois da inauguração, que decorreu no passado dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Participam desta iniciativa o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

Por esta ocasião, é também lançado o livro homónimo que celebra a escultura reinstalada em Viseu, no ano 2020, a mais recente versão da sua obra, sucessora de todas as outras versões que viajaram pela Europa desde a sua conceção, em 2003, em Dartmouth, nos EUA. Marca ainda presença no Centro de Arte Contemporânea, para este lançamento, Nuno Crespo, autor do ensaio encomendado para esta publicação.

Esta é uma publicação coeditada pelo Município de Viseu e pela Fundação de Serralves (que, desde 2017, acolhe a exposição na sua Coleção).  

A propósito da presença do artista em Viseu, e do lançamento do livro da exposição, decorrerá ainda uma breve conversa entre este e o autor do ensaio Nuno Crespo.

Pedro Cabrita Reis é um dos mais reconhecidos artistas contemporâneos do país. Esta é a primeira vez que expõe a “solo”, em Viseu. O artista é conhecido pelas suas amplas instalações e construções. Esta obra, embora dialogando com estruturas edificadas e a linguagem da construção é, simultaneamente, uma forma expandida de pintura em que questões como figura, fundo, gesto, abstração, perceção ótica e corpórea assumem uma escala arquitetónica. A exposição “I Dreamt Your House Was a Line” está patente neste Museu Municipal até ao dia 15 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário