quarta-feira, 1 de julho de 2020

Proença anima o teu verão está de volta


O convite para desfrutar das valências naturais do concelho destinado a todos os veraneantes mantém-se este ano, apesar das restrições impostas devido à pandemia Covid-19. Hidroginástica ao ar livre e a Descida de rio são duas das propostas do programa Proença Anima o Teu Verão do Município de Proença-a-Nova, às quais se juntam os rastreios gratuitos da Unidade Móvel de Saúde nas praias fluviais, piscinas públicas e zonas de lazer e as atividades do Ciência Viva do Verão em rede. 

Novidade este ano é o acesso livre à piscina municipal durante os meses de julho e agosto, representando mais uma alternativa nesta época balnear, tendo em conta a lotação máxima existente nas praias fluviais, piscinas e zonas de lazer. Neste local, todas as quintas-feiras, às 18h, haverá uma aula gratuita de hidroginástica, limitada a 40 participantes. 

A partir do dia 1 de julho, todas as terças-feiras há aula gratuita de hidroginástica ao ar livre, limitada a 30 participantes, na piscina pública da Pedra do Altar, às 18h00, hora em que a piscina é exclusiva para esta atividade. Às quartas-feiras, é a vez da piscina pública de São Pedro do Esteval receber as aulas de hidroginástica, no mesmo horário e com a mesma limitação de participantes. 

A Descida do rio Ocreza acontece no dia 25 de julho, com dois horários, às 9h00 e às 16h30, com ponto de encontro marcado na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Padrão. Esta iniciativa, que tem sido uma das que tem tido mais sucesso do programa de verão, inclui refeição e seguro, conta com um limite máximo de 25 participantes e as inscrições estão a decorrer no Posto de Turismo. A novidade deste ano é um atelier de cultura e gastronomia incluído no programa – uma iniciativa do projeto Beira Baixa Cultural da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. 

Nas férias a Ciência sai à rua com centenas de ações de participação gratuita em todo o país, organizadas pela rede de Centros Ciência Viva. O CCV da Floresta dinamiza atividades em diversas áreas do saber durante os meses de julho, agosto e setembro. Toda a programação está disponível em www.cienciaviva.pt

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) regressa às praias fluviais e piscinas públicas para realizar ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol e rastreios, nomeadamente parâmetros bioquímicos, saturação de oxigénio no sangue, tensão arterial, pulsação, temperatura e bioimpedância, uma presença constante desde 2016. Em 2019, foram realizados 338 atendimentos, 77 dos quais a utentes que nunca tinham usufruído deste serviço anteriormente e 111 a pessoas fora do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário