quinta-feira, 15 de outubro de 2020

AVEIRO TECH WEEK: PRISMA ILUMINA A NOITE DE AVEIRO

 


Chega a Aveiro a segunda edição do
 Prisma / Art Light Tech, festival organizado pela Câmara Municipal de Aveiro e que assume a luz como matéria-prima para combinar a arte contemporânea e as atividades lúdicas no espaço público. Integradas na Aveiro Tech Week, as instalações vão estar espalhadas por toda a cidade e podem ser visitadas entre os dias 16 e 17 de outubro entre as 20h00 e as 24h00. O acesso é gratuito.


O Prisma mostra a cidade de Aveiro sob uma nova luz e convida à (re)descoberta do seu território num ambiente estimulante e participativo. Vem ainda fortalecer as indústrias criativas locais, com base na cooperação entre criativos, estudantes e empresas, assumindo-se como uma plataforma de inovação artística e tecnológica. Procura também dar um contributo para a boa gestão ambiental alertando para a necessidade da eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

 

Instalações a visitar nesta edição:

 

IRIS

Jardim do Rossio, por 3DSENSE (CZ)

Uma instalação de grandes dimensões com a projeção de uma íris aumentada mil vezes, atingindo cerca de 25 metros de diâmetro e revelando a singularidade da íris humana. As referências para a pintura digital final foram feitas usando uma combinação de fotografia microscópica médica e SLR digital.

 

LASERMAPPING

Edifício dos Paços do Concelho, por LASERMANCZ (CZ)

Tendo como tema os jogos clássicos, este videomapping relembra os primórdios dos jogos de vídeo, alguns com mais de 40 anos. Pac-Man ou Space Invaders são alguns dos clássicos que os espectadores vão reconhecer.

 

AVEIRO SKETCH BATTLE

Praça Marquês de Pombal, com Rui Miguel Abreu (PT), Hugo van der Ding (PT) e Ask - Aveiro Sketchers (PT)

Uma competição de desenho ao estilo das “street battles” do hip hop. Dois a dois, os ilustradores têm 10 minutos para responder a um tema aleatório. O melhor desenho ganha e o seu autor passa à fase seguinte. Duas noites de diversão e arte em ambiente de festa com música a cargo de Rui Miguel Abreu e apresentação de Hugo van der Ding.

 

OCTOPUS GARDEN

Parque de Santa Joana, por Raumzeitpiraten (DE)

Feito com materiais reciclados o Octopus Garden cria um tempo meditativo através de luzes analógicas, sombras e movimentos entre o autónomo e o parcialmente acionado pelo público.

 

ANGER AND HOPE

Fórum Aveiro, por Guillaume Marmin (FR)

Este dispositivo dá forma física às frequências sonoras, reproduzidas em três dimensões por meio de um feixe luminoso. Imagens e sons fundem-se num único meio, com contornos variáveis, parecendo vivos e tangíveis. A projeção é exibida através de uma grande caixa de vidro cheia de fumo para criar uma sensação 3D.

 

BEAM REACH

Fórum Aveiro, por Beranova (CZ)

O espaço é ocupado por 7 “navios” estilizados e movimentados pela força do vento, criando uma coreografia de cor e raios de luz, acompanhada por uma composição musical original.

 

GROW

Mercado Manuel Firmino, por Lubos Zbranek (CZ)

Uma instalação interativa que destaca a importância da simbiose da humanidade com a natureza. Com 20 peças de jogo de design natural, os participantes podem cocriar uma sinfonia de luzes e sons da selva, sendo possível ouvir-se sapos, cigarras, vento, tempestades, etc.

 

ALFA BEAST

Edifício Avenida, por Filthy Lucker & Pablo Estrellas (GB)

Parece que um monstro mítico entrou furtivamente no Edifício Avenida durante o fim de semana do Prisma. Esperemos que ninguém se assuste!

 

ESCOLA DE VIDEOMAPPING

União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Pólo de Vera-Cruz), por Luca Pulvirenti (IT) + Criadores de Aveiro (PT)

Obra de videomapping criada no decurso de uma formação orientada por Luca Pulvirenti, que juntou um grupo de criadores de várias áreas para gerar um trabalho com tanto de talento individual como de sintonia coletiva.

 

MAPP

Largo da Estação, por AlexP

MAPP é um misto de projeção interativa e performance. Nesta instalação os espetadores são convidados a pôr-se sob o foco e tornar-se parte da obra de arte. Duas noites de atuação contínua.

 

CORRIDA DE MOLICEIROS

Igreja de Vera-Cruz, por 3DSENSE (CZ)

Baixe a app do jogo, através do QR code ou através de link no site do evento, e escolha o seu barco, podendo personalizá-lo por cores ou letras. A partir daqui, inicie o seu jogo na fachada do edifício.

 

FORMAS DE AVEIRO

Edifício Atlas Aveiro; PSP – Comando Distrital de Aveiro; Capela de São Gonçalinho, por Pavla Beranova (CZ)

Uma tecnologia arcaica de projeção de luz através de lâminas de vidro. A fotógrafa e designer aveirense Rafaela Alves criou desenhos à medida deste dispositivo, focando-se em elementos como a Arte Nova, as marinhas de sal, os azulejos e os moliceiros.

 

As principais iniciativas desta semana tecnológica vão ser também transmitidas em direto, através do site: https://techweek.aveirotechcity.pt/. Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.



Foto: Sapo Viagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário