sábado, 17 de setembro de 2022

Antiga Escola Secundária de Anadia será edifício de Alojamento Estudantil

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, assinou o contrato-programa de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A cerimónia, que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa, contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato, e da Ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva.
O contrato estabelecido entre a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e o Município de Anadia visa financiar as obras de adaptação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), transformando-o em alojamento estudantil universitário. Os 36 quartos que a empreitada vai criar, incluindo 4 adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, foram planeados para dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.
O projeto das obras de adaptação, que teve em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND. Apenas serão realizadas as intervenções estritamente necessárias, ou seja, sempre que possível será privilegiado o aproveitamento e/ou intervenção mínima nas infraestruturas já existentes.
A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros. Alargar a oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior é outra das medidas associadas a este projeto, que está já em estudo.
A empreitada de adaptação e apetrechamento do edifício da antiga Escola Secundária de Anadia representa um investimento aproximado de 1 milhão e 700 mil euros, com financiamento no âmbito do PRR. O procedimento para adjudicação da obra será lançado em breve, e a empreitada terá de estar concluída no final de 2023.
Candidatura do Município de Anadia ficou em 31.º lugar
No total, o PNAES recebeu 145 candidaturas para construção de novos edifícios e para adaptação, aquisição e renovação de edifícios. Na avaliação final, foram aprovadas 134 candidaturas, mas apenas 119 puderam, para já, por questões de financiamento, assinar o contrato-programa. Na categoria de adaptação, aquisição e renovação de edifícios, a candidatura do Município de Anadia ficou em 31.º lugar. Anadia foi um dos 51 municípios abrangidos por este financiamento.
Ter 26 mil camas para estudantes do ensino superior é o objetivo que o Governo pretende atingir até 2026. Aumentar o alojamento estudantil a preço acessível visa “eliminar uma das maiores barreiras de acesso ao Ensino Superior”, como afirmou o Primeiro-Ministro. Com este Plano, será possível passar de 15 mil para 26 mil camas, a nível nacional. Segundo a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este é “o maior investimento de sempre em residências para estudantes do ensino superior”. Com o reforço previsto do PRR, será possível executar a totalidade dos 134 projetos aprovados, envolvendo mais três concelhos, além dos 51 já abrangidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário