terça-feira, 13 de setembro de 2022

Marinha Grande | HISTÓRIA DO VIDRO CONTADA EM TEATRO

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, estreia a peça “Vidro e outros Rococós”, apresentada pela companhia “Teatro à Solta”, no dia 24 de setembro (sábado), às 19h00.

Trata-se de uma comédia para toda a família sobre a história do Vidro em Portugal, promovida pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro. O espetáculo é direcionado para o público em idade escolar e famílias e pretende dar a conhecer a história do Vidro e a história da Marinha Grande, profundamente interligadas, e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento da cidade.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhetes (limite de 4 por pessoa), na bilheteira do Teatro Stephens, a partir do dia 20 de setembro.

Em outubro, a peça é exibida para as escolas do 1º ciclo do concelho, previamente inscritas para o efeito. No dia 10 de dezembro, a peça “Vidro e Outros Rococós” volta à cena, para o público em geral, com disponibilização dos bilhetes em datas próximas ao espetáculo.

SINOPSE
Era uma vez o vidro. Não, esperem, era uma vez Guilherme Stephens. Esperem; era uma vez o Marquês de Pombal. Não, não, era uma vez o rei D. José I. Ou seria o Rei D. João V? E também havia a D. Maria (a primeira, não a segunda)... e o comandante Junot... e João Beare... Confusos? Nós explicamos: estas são as personagens da história do vidro em Portugal! Querem saber como, quando e onde nasceu a indústria vidreira? E como é que a Marinha Grande se tornou a cidade do vidro? E como é que o país se tornou uma referência mundial nesta arte? Então venham daí, que nós explicamos tudinho, tudinho!   

FICHA TÉCNICA
Organização: Município da Marinha Grande
Criação Original: Teatro à Solta 
Duração: 50 minutos 
Classificação: M 6 
Dramaturgia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro 
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva & Tânia Catarino 
Cenografia e Adereços: Flávio Tomé & Oscar Lema
Criação de Luz e Som: Felipe Silva 
Figurino: Casa da Cultura - Teatro Stephens

Nenhum comentário:

Postar um comentário