terça-feira, 13 de setembro de 2022

Covilhã | FIADA: FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E DESIGN FOI UM ÊXITO

No âmbito da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, o Município da Covilhã inaugurou, no dia 8 de setembro de 2022, a primeira FIADA- Feira Nacional de Artesanato e Design, que contou com o apoio do IEFP. A Feira decorreu no Jardim das Artes, entre 8 e 11 de setembro, com entrada gratuita. O sucesso do certame foi notório, tanto para os artesãos como para os milhares de visitantes que passaram, diariamente, pelo seu recinto, premeditando a realização de uma próxima edição, já em 2023.

A Feira contou com 50 expositores, entre artesãos e entidades institucionais, e focou-se, essencialmente, na divulgação do saber-fazer e das artes tradicionais portuguesas. Além de tecelagem, feltragem e fabrico têxtil, estiveram presentes artesãos de áreas como cerâmica e pintura figurativa, gravura em madeira e ardósia, azulejaria, serralharia artística, estampagem e cestaria. Destaca-se a representação de Barcelos e Caldas da Rainha, as duas Cidades Criativas portuguesas da UNESCO no domínio de Artesanato e Artes Populares.

Além da valorização do património, a FIADA colocou artesãos e designers em diálogo através de workshops, sensibilizando para o potencial do design na produção artesanal, na economia local e no desenvolvimento sustentável dos territórios. A grande adesão do público às oficinas diárias, direcionadas tanto artesãos como a adultos e crianças, superou as expetativas da organização.

O programa contemplou momentos de animação e arruadas no recinto, nos quais participaram o Grupo de Bombos da APPACDM, as Concertinas de Orjais, a Associação de Bombos “Toca a Bombar” e a Tocata do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio. Os espetáculos noturnos estiveram a cargo de nomes locais e nacionais, como Projeto PURA (dia 8), Luís Trigacheiro (dia 9), Nena (dia 10) e Filipa Bidarra (dia 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário