terça-feira, 13 de setembro de 2022

Marinha Grande | MUNICÍPIO ASSINALA ARRANQUE DO ANO LETIVO


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assumiu esta terça-feira 13 de setembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, durante a cerimónia de abertura do ano letivo 2022/2023, que a escola “é um parceiro que constrói connosco uma política educativa, cultural, social e ambiental”.
A sessão, dirigida aos docentes, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; dos presidentes de Junta da Marinha Grande e de Vieira de Leiria; diretores dos Agrupamentos de Escolas; demais instituições de ensino do concelho e professores. No dia 12 de setembro, realizou-se a sessão de abertura do ano letivo, dirigida ao pessoal não docente.

O presidente da Câmara referiu que “estamos a trabalhar, intensamente, para melhorar o cumprimento da nossa missão e proporcionar às escolas as melhores condições para os seus alunos e equipas de trabalho”. Aurélio Ferreira declarou que “a alteração substancial da legislação que rege o funcionamento da administração pública, com modificações profundas à gestão de recursos humanos, recursos financeiros, contratação pública, as novas exigências associadas à modernização das escolas e do ensino, traz novos desafios pedagógicos, cujos principais atores são os professores e os alunos”.
Deixou uma palavra de apreço e consideração aos professores e pessoal não docente “pela forma como se empenham na vossa profissão, ensinando, transmitindo o saber e as competências de cada área curricular, para que os alunos e crianças de hoje, possam ser os adultos de amanhã, bem formados, detentores de conhecimento e bons cidadãos”.
As sessões de abertura do ano letivo contaram com a atuação musical de alunos do Sport Operário Marinhense-, uma sessão de mindfulness, pelo docente Fernando Emídio; palestra sobre comunicação não verbal dirigida aos docentes, proferida pelo professor e coach António Sacavém; palestra sobre relacionamento interpessoal direcionada ao pessoal não docente, pela psicóloga clínica do Município, Sara Filipe; e um momento cultural protagonizado pela Associação Teatro à Solta, que apresentou um excerto da peça “Gaitas, mantas e chouriças”.

O presidente desejou um excelente ano letivo 2022/23 a toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário