quinta-feira, 13 de abril de 2023

HÁ FESTA DO LIVRO NA MARINHA GRANDE

 De 22 a 28 de abril, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande promove a Festa do Livro, um evento em que as palavras são protagonistas de uma programação com cerca de 20 eventos que incluem contadores de histórias, sessões de poesia, apresentação de livros, teatro infantil, workshop de escrita criativa, sessão de biblioterapia, espetáculo de magia, feira do livro e uma tertúlia com o escritor João Tordo.
A Festa do Livro é organizada pelo Município da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, associando-se também à programação do 25 de abril, pela proximidade das efemérides e pelas temáticas a abordar.

As atividades são de participação gratuita e destinam-se a todas as idades, tendo como objetivos incentivar e promover hábitos de leitura, através de iniciativas lúdicas, divertidas e de interação com o público; aproximar crianças e famílias à Biblioteca Municipal, desenvolvendo uma ligação com a instituição; e dar a conhecer autores e ilustradores da região.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO LIVRO

22 de abril | Sala Infantil | 10h30 e 11h30
CONTOS E RECONTOS EM LIBERDADE por Liliana Gonçalves
Sessões de histórias e contos tradicionais onde serão contadas e recontadas histórias abordando, entre outros, o tema da Liberdade, com o objetivo do desenvolvimento do espírito crítico, da imaginação e do gosto pela leitura.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 50 min. / sessão
Público-alvo: crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt
 

22 de abril | Auditório |15h30
Apresentação do livro infantil “OS DIAS DE UM TRAÇO”
Editora: Tigre de Papel
Texto: Dora Santos Rosa
Ilustração: João Pedro Coutinho
“Os dias de um traço” é uma história infantil escrita à volta de uma rima e apresenta as aventuras de um “traço”, uma personagem aparentemente abstracta, mas que se materializa em novas formas consoante as propostas/ desafios de cada momento.
Protagonista da ilustração, o próprio traço nasce no início da história e renasce em cada página, numa continuidade que vai construindo e desconstruindo imagens à medida que a narrativa se desenvolve.
A opção pela rima – sempre a mesma a terminar cada estrofe – pretende ir ao encontro de um registo lúdico da linguagem, assemelhando-se a uma cantilena.

João Pedro Coutinho
Leiria, 1977
Arquitecto, formado em Arquitectura de Planeamento Urbano e Territorial, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Viveu e cresceu na Marinha Grande onde completou todos os níveis de ensino até ingressar no ensino superior, em 1995, altura em que se mudou para Lisboa. Iniciou a carreira profissional como arquitecto em 2002. Em 2009, mantendo sempre a sua actividade principal como arquitecto, voltou a aproximar-se do desenho, participando em várias formações e cursos na área da ilustração e desenho. Membro da associação Urban Skechers Portugal desde 2018. Em 2020, após 25 anos como lisboeta, regressa à zona centro, vivendo em Fátima desde o início do primeiro confinamento geral. No final de 2021, publicou a sua primeira obra de ilustração infantil, “Os dias de um traço”, texto de Dora Rosa, através da editora Tigre de Papel. Exposições individuais de desenho em 2022, e 2023, em Fátima, São Pedro de Moel e Marinha Grande (em curso).
 
Dora Santos Rosa
Lisboa, 1971
Licenciada em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo, desde o início do seu percurso profissional privilegiou o trabalho de reportagem, maioritariamente como freelancer, tendo colaborado com diversas publicações, tais como a Notícias Magazine (suplemento do DN e do JN), DNa (antigo suplemento do DN), Activa, Rotas e Destinos, Tempos Livres, Nova, Imobiliária, entre outras. TVI e ZDF/ARTE são estações televisivas com as quais colaborou. Além do jornalismo, fez também incursões na assessoria de imprensa e na assessoria de comunicação, entre as quais destaca a Caritas Portuguesa, o Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Em 2007 concebe, para a Misericórdia de Lisboa, a coleção Cadernos Solidários, projeto editorial de investigação e grande reportagem. No âmbito desta coleção publica: “Saúde Materno-Infantil – Um passado de cinco séculos | O presente de um serviço exemplar” (co-autoria com Ana Gomes, 2008); “O Berço da Adopção” (2010); “Museu de São Roque – Relíquias da Arte e da História” (2010); “Renascer em Alcoitão” (2013). No final de 2020 estreia-se na literatura infantil com a publicação de “Inácia, a Galinha Sindicalista” (Editora Tigre de Papel), livro escolhido pela Sociedade Portuguesa de Autores como um dos três melhores de 2021 na categoria infanto-juvenil. Em final de 2021 publica “Os dias de um traço”. Participou recentemente no projeto Prata da Casa (Número - Arte e Cultura) e atualmente é responsável pela coordenação editorial dos Cadernos Técnicos da SCML.

22 de abril |Auditório | 16h30
ESPETÁCULO DE MAGIA com André Melão
Em 2013, com apenas 10 anos, começou a encarar e estudar a magia mais a sério.
Recebeu o Troféu Afirmação 2017, o mais elevado prémio atribuído a um mágico pela Associação Portuguesa de Ilusionismo.
Espetáculo com forte interação com os espetadores em todos os efeitos mágicos sendo estes convidados a participar.
Auditório: Capacidade para 50 pessoas
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

22 de abril |18h00
Apresentação do livro de fotografia “18 CONCERTOS EM S. PEDRO DE MOEL” de Paulo Caetano
Este livro nasce de um convite feito por Carolina Santarino, em 2020, em S.Pedro de Moel, para fotografar o verão Cultural desse ano, para que fossem públicas as referidas fotos na página da Protur, o que assim aconteceu.
Em 2021 voltei para fotografar na íntegra todos os concertos realizados e, assim, dar a conhecer neste meu primeiro livro, a nossa praia, a nossa música, a nossa Cidade e o nosso verão Cultural.”
Paulo José Caetano de Sousa, nascido a 24 de agosto de 1963, natural da Marinha Grande, mais propriamente do Lugar do Engenho. Nos anos 80 compra a sua primeira câmara fotográfica analógica, numa viagem feita a Ceuta. Na altura adquiriu algum conhecimento sobre fotografia, no que diz respeito à revelação. Claro que a vida profissional o levou por outros caminhos, onde se dedicou durante muitos anos, na área de Moldes para plásticos, Indústria predominante assim como a do Vidro, na cidade da Marinha Grande. Nessa altura deixou para trás a paixão pela fotografia, ou melhor, a paixão que nunca lhe saiu da memória. Em 2019, tirou o Curso de fotografia na Academia Olhares, dedicando-se por inteiro à fotografia, até aos dias de hoje.

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR
23 de abril | Sala Infantil | 10h30
HISTÓRIA COM HISTÓRIA por Associação Toca dos Esquilos e do Pé Descalço
Duas histórias contadas por Ana Cordeiro e Marinela Fazendeiro, com teatralização, música e atividade manual.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 60 min.
Público-alvo: Crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

23 de abril |11h30
Apresentação do livro infantil “PINHAL DO REI” de Adeline Grilo
Edição Textiverso
Livro de poesia narrativa, que entretece factos reais, memórias de família e lendas escutadas, procura sensibilizar os olhares e as consciências para a necessidade de proteger e preservar o ambiente e o nosso património natural. Termina com uma nota de otimismo, que revitaliza a esperança de que a natureza prevalecerá como herança legítima das gerações futuras.
Adeline Grilo nasceu em França em 1968, filha de um Marinhense e de uma Sabugalense que se encontraram em 1963 no Bidonville de Nanterre, nos arredores de Paris.
Do Sabugal guarda as mais belas recordações de infância nas férias. Na Marinha Grande e em Leiria, onde iniciou a sua vida de adulta, permaneceu durante 16 anos, regressando a França em 2008.
Licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas, é tradutora e assistente de direção.
Apaixonada pelo mundo dos livros, iniciou-se na escrita em finais de 2019, com uma primeira história para crianças, passada em Aldeia da Ribeira, a terra da mãe. Frequentou um ateliê de escrita para tentar avaliar os seus primeiros passos nesta aventura e, deste ateliê, nasce uma coletânea de 7 contos para crianças sobre os incêndios florestais de 2017, que tem como palco a aldeia do pai, o Pilado.

Dia 23 de abril | 17h00
À CONVERSA COM O ESCRITOR… JOÃO TORDO
João Tordo nasceu em 1975. Conta com uma longa lista de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro, divididos entre o romance, o policial e o ensaio. Recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009 e o Prémio Fernando Namora 2021. Trabalha também como cronista, tradutor e guionista em filmes e séries de ficção.
Autor de: As três vidas; O bom inverno; A noite em que o verão acabou; Felicidade; O livro dos homens sem luz; O paraíso segundo Lars D; Águas passadas; Hotel Memória; O luto de Elias Gro; O deslumbre de Cecilia Fluss; Naufrágio; A mulher que correu atrás do vento; Cem anos de perdão, entre outros. Vive em Lisboa. Gosta de andar de bicicleta, de nadar e de tocar guitarra. “Os cães e as rosas” é o primeiro álbum de estúdio da Maria Gibson, o projeto musical do escritor, inspirado em ambientes e personagens dos seus livros.
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre  

24 de abril | Sala Infantil |09h30 e 10h30
TEATRO “RATATICES”
Por Teatro à Solta
Camambert é um gato gourmet habituado ao melhor da vida. Mas de vez em quando, gosta de sair da sua penthouse e apresentar-se aos comuns mortais para contar histórias, como a dos primos Santiago e Anacleto, dois ratos com quotidianos muito distintos, mas ambos apreciadores de boa comida.
A partir da fábula "O Rato do Campo e o Rato da Cidade", esta divertida comédia promete surpreender: com apenas uma intérprete e uma mala que se desdobra em múltiplos cenários, contamos esta história de Esopo como nunca a viram. Este mini-espetáculo tem sombras, música e as reviravoltas mirabolantes que já caracterizam o registo cómico do Teatro à Solta. Para miúdos e graúdos, as gargalhadas estão garantidas!
Produção: Teatro à Solta
Duração: 40 minutos
Classificação: M3
Dramaturgia e Cenografia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Maria Botas

24 de abril | Auditório | 15h00
WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA
“O livro na vida: para celebrar o Dia do Livro e dos Direitos de Autor”
Com a formadora Isabel Antunes, Psicóloga Clínica. Escritora e pós-graduada em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa.
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre, sujeita a inscrição prévia e à capacidade da sala
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

25 de abril |Sala Infantil |10h30
Hora do Conto e da Ilustração sobre Abril
Ana Cristina Luz e Tânia Bailão Lopes
A história do 25 de Abril contada aos mais novos pelo cachorrinho da casa, o Fred, que, certo dia, repara que algo de estranho se passa, pois o seu dono desapareceu.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 50 min.
Público-alvo: crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Ana Cristina Luz nasceu em Maceira, tem o mestrado em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho e apresentou o seu primeiro livro “Timor – Histórias com lendas”, em 2002, em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e em Agosto desse mesmo ano participou no “8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura”, em Resistência, Província de Chaco, Argentina.
É detentora de vários prémios, entre os quais, o primeiro lugar no Prémio Afonso Lopes Vieira, em 2001. Tem 40 livros editados, dos quais 33 para os mais novos, destacando-se O dia em que quase perdemos o 5, editado pela Livros Horizonte, que integra o Plano Nacional de Leitura. Tem vários contos e artigos publicados em antologias e jornais em Portugal e no estrangeiro.
Participou em diversas conferências, com a apresentação de trabalhos de diversas temáticas, desde a literatura infantil à ficção científica e fantástico e mais recentemente, participou no 13o. Congresso Alemão de Lusitanistas, em Augsburg, Alemanha, onde apresentou o seu trabalho “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, em Setembro de 2019. Da sua dissertação de mestrado, resultou o livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, editado em Maio de 2020, pela Textiverso.

Tânia Bailão Lopes nasceu a 11 de agosto de 1983. Abraça desde cedo o fascínio pelas pequenas coisas da vida e é nas artes que se descobre. Licenciada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clínica, a pintura torna-se uma ferramenta de comunicação, onde assume uma atitude interventiva e uma personalidade heterogénea.
Exerce na sua área de formação durante 10 anos, optando, em 2016, por se dedicar, exclusivamente, à criação artística, escrita e ilustração.
Desenvolve trabalho nas escolas, de norte a sul do país, promovendo a literatura, criatividade e valores humanos nos mais novos.
Premiada na área da Pintura, Literatura e Ilustração Infantil, já ilustrou mais de 70 livros.
Como adora criar histórias, embarca no mundo da escrita em 2013. Tem 11 histórias publicadas e muitas mais a aguardar publicação. “Maria Morte“ e “Piu e o Planeta” integram o Plano Nacional de Leitura.
 
25 de abril | Auditório | 11h30
SESSÃO DE BIBLIOTERAPIA
“Círculo de Biblioterapia”, por Sandra Barão Nobre (Biblioterapeuta)
 
A Biblioterapia é um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas através dos livros, que tem como objetivo primordial a mudança para melhor.
Descrição: Recolha de informação sobre o público participante mediante o preenchimento online de um breve inquérito de respostas anónimas; seleção dos textos a usar na sessão. Breve introdução à Biblioterapia: como se define, como funciona, quais são os seus benefícios.
Participantes: máximo 20 pessoas
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Duração: 90 minutos
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email:  biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

25 de abril | Biblioteca Municipal |15h30
Apresentação do livro juvenil “AMANHÔ
De Rosinda Arrimar
Edição Textiverso
Rosinda Arrimar é natural da Marinha Grande, é professora licenciada em Português e Inglês. Depois da criação de um herói juvenil, Leo, bem acolhido pelo seu público, a autora criou uma narrativa dirigida aos jovens adultos, que, tendo como pano de fundo a pandemia, segue os dilemas de Kira, a nova heroína desta obra. A autora apresenta neste livro um projeto inovador com duas versões: em português e inglês.
 
Sinopse: Kira é uma adolescente tentando encontrar o seu lugar num mundo tomado pela pandemia. Os pequenos prazeres foram-lhe retirados sem aviso e em vez disso as restrições e imposições tornaram-se a nova regra. Quando voltará tudo ao normal?
Kira passou por uma crise existencial prematura devido ao seu nome verdadeiro, que pôs em causa o seu lugar no mundo. Quando é que ela começou a perder os seus sonhos e a calar a sua voz?
Uma viagem à aldeia da sua avó obriga Kira a confrontar o passado recente e esse será o início do caminho do futuro. Ela precisa de ganhar controlo do seu próprio destino e perdoar à memória da sua avó, de modo a avançar para o “amanhã”.
 
26, 27 e 28 de abril | 9h30 e 10h30
PETISCOS DE POESIA, por Andreia Sousa
Momentos de partilha de poemas, com seleção de repertório de textos poéticos, apresentando-os, enaltecendo a importância de conhecer e ser capaz de apreciar poesia e/ou lengalengas. Destacar a capacidade e o poder de transformação das palavras em arte, que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoção por meio das palavras. Promover e incentivar o gosto pela leitura poética de uma forma lúdica.
Local de realização: Auditório
Capacidade: 25 participantes
Público-alvo: 6-8 anos
Duração: 45 min.
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: Telefone 244 573322 ou email: andreia.sousa@cm-mgrande.pt ou biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt         
                                            
ÁTRIO DA BIBLIOTECA
FEIRA DO LIVRO
DE 22 A 24 DE ABRIL| das 10h00 às 23h00
25 DE ABRIL| das 10h00 às 21h00
DE 26 A 28 DE ABRIL| das 10h00 às 19h00
 
Com a presença da Livraria Livros & Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário