A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril lançou a Campanha #NãoPodias, uma iniciativa que apela aos mais jovens para que não deem a Liberdade por adquirida, desafiando-os a escolherem uma de várias proibições impostas aos portugueses durante a ditadura e a partilharem essa informação e as suas reflexões nas plataformas digitais. A Comissão selecionou um conjunto de limitações impostas pela ditadura aos cidadãos, e elaborou uma explicação sobre cada uma. Disponibiliza também recursos visuais para ilustrar cada #NãoPodias.
“Os 50 anos do 25 de Abril são uma oportunidade para refletirmos e debatermos ideias sobre os próximos 50 anos de liberdade e democracia, e os mais jovens são imprescindíveis nessa discussão. Por isso, criámos uma iniciativa à medida destes públicos. Queremos desafiá-los a ser parte ativa nestas comemorações. Conhecer o passado permite-nos valorizar as conquistas de Abril e pode ajudar-nos a construir uma sociedade melhor, mais justa, mais livre e mais democrática”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária-executiva.
Esta Campanha vai ter uma componente digital – no site da Comissão e nas redes sociais, com os hashtags #NãoPodias e #50anos25deAbril – e materializar-se em Conversas, que vão acompanhar diversas iniciativas no âmbito das Comemorações.
Conversas #NãoPodias, 22, 23 e 24 de abril no Palácio Baldaya, em Benfica
O primeiro evento – incluído no âmbito do Festival 2504, com o qual a Comissão vai assinalar o 49.º aniversário da Revolução – consiste em três Conversas, que decorrem nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Palácio Baldaya, em Benfica (onde está patente «Amílcar Cabral, uma Exposição»), num registo informal, e têm a duração aproximada de uma hora. A entrada é livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário