Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, casal de pintores, atualmente a residir na povoação de Cimadas, no concelho de Proença-a-Nova, apresentam agora no CCVFloresta a exposição “O que a Natureza nos Propõe”.
Patente até junho de 2023, a exposição conta com trabalhos de ambos os autores, realizados no decorrer dos últimos dois anos, com a utilização predominante de Aguarela (Sílvia Mathys) e Acrílico em Tela (Cavalheiro Cardoso).
Quando questionados sobre o facto dos trabalhos de duas pessoas se cruzarem na mesma exposição não faz com que esta perca a sua potencial harmonia, Sílvia Mathys responde remontando ao processo criativo conjunto do casal: “os nossos dias começam sempre com um passeio a pé e nesses passeios vemos coisas que nos chamam à atenção, sejam paisagens ou objetos que vemos no concelho. O tema que abordamos é o mesmo, apesar de o apresentarmos de formas distintas”, explica. Segundo Cavalheiro Cardoso, também “a distribuição dos quadros pelo espaço acaba por oferecer maior coerência e harmonia à exposição”.
Se Sílvia Mathys ‘abraça’ um estilo mais figurativo, Cavalheiro Cardoso prefere o intermédio que separa o Surrealismo da realidade observada no seu dia a dia, assumindo mesmo que “é preciso ter coragem para apresentar alguns trabalhos. Por vezes durante o processo podemos duvidar da nossa própria crença, mas quando estamos satisfeitos com o resultado final sentimos que o podemos apresentar em público”. Contudo, e contrariando as próprias tendências artísticas, Sílvia Mathys esclarece: “nesta exposição fugi um pouco do estilo figurativo e acabei por abordar uma nova linha. Adoro os pormenores e contrastes de cores, os detalhes das plantas, xisto, telhados, tudo o que natureza nos propõe”.
Nos trabalhos expostos consegue também perceber-se a passagem pelas diferentes estações do ano. Neste sentido podem também observar-se diferentes espécies da natureza com contrastes de cor mais ou menos acentuados. Caso esteja interessado em conhecer mais sobre esta exposição, pode visitar o CCVFloresta até ao final do mês de junho ou contactar diretamente ambos os autores pelo email criativecm@gmail.com para adquirir alguns dos quadros.
Com um vasto trabalho já produzido, o casal agora fixado em Proença-a-Nova aponta ao “gosto pelos comentários, elogios e carinho recebido pela população” como principal incentivo para continuar. Além desta exposição temporária, a arte de Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso pode ser vista de forma permanente em vários pontos do concelho, como por exemplo no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, mas também em São Pedro do Esteval, Sobreira Formosa ou Cimadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário