terça-feira, 6 de junho de 2023

"Sem Sobras": Câmara de Aveiro arranca com a recolha seletiva de biorresíduos

 
A 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Aveiro deu início à recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos para utilizadores não domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, etc. Esta operação, intitulada “Sem Sobras”, é um passo fulcral rumo à melhoria da sustentabilidade do nosso Município.


A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de os resíduos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
Após a recolha, estes biorresíduos serão tratados na ERSUC, numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural.
 O circuito de recolha seletiva porta-a-porta, abrangerá cerca de 140 estabelecimentos, que se comprometem a separar diariamente os biorresíduos produzidos e a colocá-los em contentor próprio, a ser recolhido de terça-feira a domingo pela Veolia e entregue na ERSUC para valorização.
Numa primeira fase, serão abrangidos os utilizadores não domésticos localizados na União de Freguesias Glória e Vera Cruz (zona de maior concentração de produtores deste tipo de resíduos) e estima-se uma capacidade de recolha semanal de cerca de 100 mil litros de biorresíduos. De acordo com a Campanha Física de Caracterização dos Resíduos, efetuada em dezembro de 2022, 87,2% dos resíduos indiferenciados produzidos por estes estabelecimentos correspondem aos biorresíduos, podendo ser valorizados.
Esta recolha seletiva será progressivamente estendida a mais estabelecimentos de restauração, hotelaria, estabelecimentos de ensino, IPSS, etc., que produzam menos de 1.100 litros de resíduos urbanos por dia, localizados nas restantes freguesias: Esgueira, Aradas, São Bernardo, Cacia, Santa Joana, Oliveirinha, Eixo e Eirol e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
Pretende-se, no futuro, que esta recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos chegue aos 606 estabelecimentos do Município de Aveiro, o que corresponderá à valorização cerca de 2.360 toneladas/ano de biorresíduos.
Entre os biorresíduos alimentares aceites para recolha seletiva incluem-se restos de legumes, comida cozinhada, cascas de fruta, carne e peixe, ovos e respetivas cascas, restos de pão e bolos, saquetas de chá, borras de café, guardanapos e papel de toalha.
Os principais benefícios da recolha seletiva de biorresíduos são:

• Mais valorização: produção de composto a partir dos resíduos;

• Mais qualidade do solo: retenção de água, nutrientes, carbono;

• Mais economia circular: do prato para a agricultura;

• Menos resíduos em aterro;

• Menos emissões de CO2 eq.;

• Menos odores nos contentores.
A recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos no canal HORECA da Câmara Municipal de Aveiro é uma operação no valor de 1,4 milhões de euros, dos quais 400 mil euros são financiados pelo POSEUR, no quadro do Portugal 2020. Este investimento prevê as seguintes ações: aquisição de uma viatura de recolha de biorresíduos movida a gás natural comprimido (com menos emissões de CO2), aquisição de 420 contentores de 120 litros para a deposição de biorresíduos e implementação de uma solução de gestão operacional para uma viatura de recolha de biorresíduos com sistema PAYT por volume de RFID UHF.
O sucesso desta operação, que é nova para todos, exige grande vontade e capacidade de adaptação em prol de um Município mais amigo do Ambiente e que aposta na valorização dos seus resíduos. Com este novo serviço, teremos Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário