Valor atribuído a 35 associações e 29 atletas em nome individual no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo do Município
“Este investimento, mais do que um esforço financeiro, é um contributo para valorizar e apoiar todo o trabalho que as várias associações, nas diferentes modalidades, fazem em prol da promoção do Desporto no nosso concelho e da formação das camadas mais jovens”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, anteontem, na assinatura dos contratos no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, que juntou atletas e clubes no Salão Nobre do Município.
Ao todo, o apoio traduz-se em 659.392,41 euros, atribuídos a 35 associações de todo o concelho e 29 atletas individuais.
Para o Vereador do Desporto, com a atribuição destes apoios, a Câmara Municipal procura “ir ao encontro das pretensões dos clubes e responder às necessidades que têm, seja na melhoria de equipamentos ou infraestruturas desportivas, seja no desenvolvimento da sua atividade regular”. Um trabalho “intenso e muito empenhado”, cujos resultados estão à vista e que posicionam Águeda num patamar de destaque em termos de dinamismo desportivo, tanto regional como nacional e até internacional.
A este investimento soma-se os que o Município faz com a realização de grandes eventos desportivos, nomeadamente o Mundial de Motocross (agendado para 4 e 5 de maio próximo) e a Volta a Portugal em Bicicleta, entre outros, que cativam “uma outra cultura desportiva para o concelho”.
Na sessão de assinatura destes apoios financeiros, Edson Santos reconheceu as dificuldades que muitas associações enfrentam com as exigências federativas, em concreto no que respeita à certificação dos clubes. “Para terem acesso a financiamentos, nomeadamente para as atividades, os clubes têm de estar certificados, mas depois não há apoios para ajudar os clubes a cumprir os requisitos necessários para obter a certificação. Está tudo ao contrário; temos apoiado na medida do possível”, declarou o Vice-Presidente da Câmara Municipal, num apelo às federações das várias modalidades para que ajudem os clubes neste processo.
Vasco Oliveira, Vereador com o pelouro do urbanismo, presente nesta cerimónia, salientou que o apoio atribuído “é um reconhecimento por todo o trabalho que tem sido feito pelas associações e clubes na promoção do desporto no concelho”, mostrando a sua disponibilidade para ajudar no que for necessário para enfrentar os desafios que têm nesta e noutras áreas.
Os apoios que o Município atribui anualmente ao associativismo concelhio é fruto de uma “estratégia, uma aposta forte e sustentada” na promoção de uma cultura desportiva no Concelho, no incentivo à prática de atividade física, nos vários escalões etários e modalidades, e numa “parceria estreita” com as associações.
O resultado desta dinâmica desportiva no concelho é visível com muitos clubes e atletas que se têm destacado a nível local, regional, nacional e internacional e que vai, de uma forma simbólica e atenta, ser reconhecido com a realização de uma Gala do Desporto, promovida pelo Município de Águeda e que está agendada para o próximo dia 9 de abril.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário