sábado, 2 de janeiro de 2016

COMUNICADO nº. 01/2015 da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea



A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea, vem repudiar as declarações divulgadas na reportagem inserida no Correio da Manhã no dia 19 -12-2015 pelo Presidente da F.A.S - Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal, no referente á reposição das Taxas Moderadoras aos Dadores de Sangue.
Ao fazer essas declarações, demonstra que não tem qualquer conhecimento sobre a temática do sangue e muito menos ainda no referente á isenção das Taxas Moderadoras, sendo assim indigno de exercer as funções para que foi eleito, portanto deveria apresentar a sua demissão.
A isenção das Taxas Moderadoras não pode ser considerado um pagamento aos dadores por doarem sangue, mas sim o reconhecimento público de vários Governos, é sim um incentivo para que cada vez haja mais dádivas e nunca um meio de pagamento ou contrapartida.
Quem faz uma leitura dessas não pode estar do lado dos dadores, logo deve em consciência sair de cena porque defende outros interesses subterrâneos.
Ao pronunciar tais declarações este dirigente demonstra que não soube ou não quis saber que no Governo anterior a quebra nas doações devem-se á notória falta de respeito que esse mesmo Governo demonstrou para com os Dadores de Sangue, porque ao retirar parte desses incentivos, ao objectivar os Dadores de terroristas do sangue e sindicalistas, todo o género de tropelias que fizeram, este mesmo dirigente nunca surgiu publicamente a defender pelo menos os Dadores que o elegeram, aliás nenhuma das duas federações defenderam os Dadores de Sangue, mas sim desmarcaram-se sempre da luta pela Dignificação do Dador, única maneira de justificarem os chorudos (montantes) subsídios atribuídos pelo IPST para os desbaratarem em Turismo Gastronómico e passeatas dentro e fora do País.
Os dinheiros públicos, dos contribuintes não podem continuar a ser "queimados" desta forma. Haja respeito por quem paga para ser solidário: os dadores de sangue.
Este dirigente fala em bicos dos pés do que não conhece, e da causa que motivou á quebra das dádivas, sim porque este dirigente é apenas de gabinete, e nunca esteve ou está no terreno, não ouve as reclamações dos Dadores não os contempla olhos nos olhos como nós e muitos outros dirigentes que disponibilizamos a nossa cara, os nossos ouvidos, as confidencias de quem se desloca quilómetros á sua custa para ser solidário a pensar nos que mais necessitam do nosso gesto solidário.
Esta Plataforma vai encetar diligencias, tantas quantas forem consideradas necessárias para acabar com a atribuição dos subsídios ás federações pelo IPST, pois na nossa opinião devem ser as suas federadas a custear os seus gastos e nunca os dinheiros públicos como vem acontecendo há anos a esta parte.
.A pergunta que se impõe publicamente é a seguinte: O que é que uma federação faz, que a outra não faz em prol da causa da dádiva e por sua vez em prol dos dadores de sangue?
Com certeza que, as suas federadas lhes pediriam explicações reais sobre os gastos das suas contribuições. Assim, como não acontece, é gastar á tripa forra, todas as justificações são válidas porque os apoios são atribuídos por outra entidade cujo orçamento anual faz parte integrante do Orçamento do Estado
Com as declarações constantes no Correio da Manhã, no pretérito dia 19 do corrente, e que motivaram á distribuição do presente comunicado, ficou demonstrado a inutilidade da existência destas federações que são o principal problema, e, nunca a solução para a desunião existente no associativismo da dádiva de sangue.
É tempo das Associações e Dadores federados nessas instituições, mostrarem que os Dadores de Sangue são dignos do mais profundo respeito, e nunca suporte para todas as tropelias a que têm sido sujeitos. BASTA.
É tempo de elevar a voz da indignação em uníssono e dizer BASTA.
Esta Plataforma está a dar os passos certos para que isso aconteça, nesse sentido apelamos ao Senhor Ministro da Saúde para que intervenha quanto antes.
Face ao exposto, esta Plataforma repudia enérgica e publicamente todas as declarações negativas feitas nas costas dos Dadores de Sangue.
É tempo de acabar com essas federações que nunca fizeram nada pelos Dadores de Sangue, mas sim alimentaram as suas quezílias.
Estas federações sempre estiveram e estão contra o Estatuto do Dador, portanto contra os Dadores de Sangue. Logo quem não é por eles é contra eles.
É tempo dos Dadores de Sangue repudiarem esta gente que só se tem servido deles para atingirem os seus fins pessoais e nunca os dos Dadores.
Os dadores necessitam de dirigentes sérios, com autoridade moral para se imporem na defesa da sua dignidade humana no verdadeiro sentido da palavra, nunca de oportunistas da verdade engravatada.

Viana do Castelo ao 21 de Dezembro de 2015
P” Comissão Instaladora

José Passos


Estas declarações são de todo lamentáveis, com agravante de serem da autoria de um dirigente federativo, com responsabilidades acrescidas. Por esta atitude e por outras fica-se a saber como os dadores têm sido representados. Impõe-se uma observação: para que serve uma federação de dadores de sangue, afinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário