sábado, 2 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Como cumprir (mesmo) as resoluções de ano novo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
2015-2016 
Com a chegada de 2016, reunimos vários conselhos para que cumpra todos os objetivos de uma nova etapa. Saiba como pode deixar de fumar, emagrecer, mudar de alimentação e até lançar um negócio próprio.
POLÉMICA 
O livro escrito por Hitler acaba de ser reeditado em Portugal e entrou no domínio público a 1 de janeiro de 2016. Que veneno resta nele, 90 anos depois de publicado? José Carlos Fernandes responde.
PRESIDENCIAIS 2016 
Arrancou a primeira ronda de debates presidenciais. Nóvoa e Marisa abriram as hostilidades, Marcelo fechou a noite frente a Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira - que abandonou o estúdio.
NOVO GOVERNO 
Num artigo de opinião, Costa elenca as medidas já aprovadas, destacando a supressão ou redução da sobretaxa do IRS, e afirma que o Orçamento vai mostrar que "é possível reverter o empobrecimento".
SPORTING-FC PORTO 
Ao fim de 68 jornadas, Lopetegui lidera o campeonato. Jesus conseguiu o seu melhor arranque de sempre. Ambos estão com mais pontos que na época passada e vão reecontrar-se depois da picardia.
ESTADOS UNIDOS 
Os céus de Pasadena, na Califórnia, encheram-se de mensagens anti-Trump, durante o desfile de Ano Novo. A CBS já revelou que foi um milionário promotor imobiliário de Alabama que financiou a operação.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Perante o impasse, com o PSOE preso entre viabilizar um governo de Rajoy ou negociar à sua esquerda, até com separatistas, barões socialistas já preveem novas eleições e querem Susana Díaz como líder.
TURQUIA 
Não é novidade que Erdogan quer que a Turquia se transforme num sistema presidencialista. Novidade é o exemplo que escolheu para reforçar a sua tese. Agora, diz que as suas palavras foram distorcidas.
TERRORISMO 
Ano Novo, as mesmas notícias. Num só dia, 47 pessoas condenadas por "terrorismo" foram executadas em 12 cidades diferentes da Arábia Saudita.
PORTO 
A Câmara do Porto vai voltar a tentar vender, em hasta pública, no próximo dia 18, as duas frações da Casa Manoel de Oliveira, na Foz do Douro, por pelo menos 1,58 milhões de euros.
ENSINO ARTÍSTICO 
Visto que a maioria dos professores do ensino artístico "ainda não recebeu os salários em atraso", a Fenprof decidiu manter a greve do mês de janeiro para justificar eventuais faltas ao serviço.
Opinião

João Marques de Almeida
Catarina Martins será a maior defensora do governo do PS e tudo fará para que se cumpra toda a legislatura. Sabe que Costa só irá a votos quando estiver convencido que reduzira o BE aos 5%.

André Azevedo Alves
Mais do que saber quem será o próximo líder, importa que o CDS discuta ideias e políticas e reflicta sobre a sua razão de ser no sistema político-partidário português.

Manuel Villaverde Cabral
Passou-se do condicionamento e do proteccionismo à apropriação dos bancos pelos governos e vice-versa, sem qualquer freio aos cruzamentos entre os buracos desse queijo Gruyère que é a banca portuguesa

Rui Ramos
O processo pelo qual a nossa banca se vai tornar espanhola não começou agora. Começou em 1975, quando o MFA decidiu destruir os grupos financeiros nacionais.

Miguel Tamen
Em 2015, em Portugal, surgiu esta ideia: as acções a que chamamos politicamente legítimas não são bem legítimas; e as acções a que chamamos moralmente legítimas são sempre legítimas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário