quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

360º - O que faz uma mãe arrastar os filhos para a morte?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaNas últimas horas, não houve política, não houve Orçamento e não houve governo. O país parou algum tempo - como deveria - para tentar perceber  o que aconteceu em Caxias. O que leva uma mãe a arrastar os filhos para a morte? Se de facto houve uma queixa, em novembro, por abusos sexuais, o que correu mal na resposta do Estado? As buscas para encontrar a criança que ainda está desaparecida foram retomadas hoje e o Ministério Público vai agora investigar o caso.

Foi aos 91 minutos que o Benfica conseguiu respirar um pouco melhor. Já no tempo de compensação, Jonas marcou um único e solitário golo. Agora, os portugueses têm que ir ao"frigorífico de São Petersburgo", como lhe chama o Diogo Pombo, arrumar a eliminatória da Liga dos Campeões (ou não).

Barack Obama mandou um recado a Putin. Depois de uma série de bombardeamentos russos na Síria que atingiram hospitais e escolas, matando dezenas de pessoas, incluindo crianças, o Presidente americano disse que seria "mais inteligente" que Putin mandasse parar as bombas e começasse a dialogar.

Pedro Passos Coelho também mandou recados, mas para António Costa. Fazendo campanha pela liderança do PSD, o líder social-democrata disse ontem à noite, num encontro com representantes dos TSD: "Se no rescaldo da crise, a crescer 1,5%, nós conseguimos criar mais emprego do que o atual Governo está a pensar que a economia possa gerar em 2016 com políticas que supostamente são muito mais amigas do crescimento, [então]alguma coisa está errada".

Informação relevanteOntem foi um dia agitado para Marcelo Rebelo de Sousa (peço desculpa pelo pleonasmo). O Presidente eleito recebeu o primeiro-ministro durante duas horas e meia e a seguir falou ainda com o governador do Banco de Portugal. No Palácio de Queluz, onde está instalado o futuro Presidente da República, as coisas não abrandam.

António Guterres não quis ser candidato a Presidente, mas é candidato a secretário-geral da ONU - e, pelos vistos, se depender dos outros políticos portugueses já ganhou. Depois de ter sido um primeiro-ministro contestado, tornou-se uma unanimidade (realmente, estar fora do poder ajuda). Ontem, Guterres foi a uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros falar sobre refugiados eouviu elogios e declarações de apoio de todos os lados. E esta quinta-feira vai ser o convidado especial das jornadas parlamentares do PSD. Como diria um célebre político português, é a vida.

A guerra entre Rui Moreira e a TAP não vai parar.Ontem, o presidente da Câmara do Porto disse que a empresa parece um "objeto voador não identificado". Rui Moreira vai ficar por aqui? Não. Como explica a Sara Otto Coelho, há muitas outras batalhas para travar com o Governo: o novo terminal de contentores do porto de Leixões, a gestão dos transportes e das escolas, a redução das portagens...

Há um outro problema para resolver no Porto: o da relação entre os taxistas e os motoristas da Uber. Ontem, dois foram agredidos na rua por taxistas. Um deles contou ao Observador como tudo se passou. Em Lisboa, o tribunal condenou um taxista que tinha danificado carros da Uber.

Já se disse tanta coisa sobre o aumento do imposto sobre os combustíveis que a Ana Suspiro decidiu confirmar os factos. A proposta inicial do governo para subir o imposto quatro a cinco cêntimos compensa a perda no IVA? Após o aumento, os preços ficaram iguais a valores de final do ano passado? O imposto baixa se os preços subirem? Haverá benefícios fiscais para as empresas de transportes?

Nas reformas no Estado é que já não há dúvidas: elas caíram 59% no ano passado. Só houve 6497 aposentações, o que fez com que as novas entradas no Estado ultrapassassem as saídas definitivas. A notícia é do Público.

Estas coisas dos números são complicadas, como Mário Centeno tem estado a perceber. Depois de uma errata de 46 páginas à proposta de Orçamento, o Governo fez agora uma "nota explicativa" para corrigir mais números. As despesas com pessoal e as contribuições e prestações sociais são revistas em baixa.

Ontem, a Assembleia Municipal de Lisboa discutiu a eventual privatização de uma faixa de 40 centímetros na Avenida Fontes Pereira de Melo por causa da construção de uma torre de escritórios. O João Pedro Pincha conta todos osdetalhes de uma história "repleta de percalços, dúvidas e controvérsias".

Mais uma complicação na política francesa. Depois de ser ouvido durante todo o dia por um juiz, Nicolas Sarkozy foiacusado de financiamento ilegal da sua campanha para as presidenciais de 2012.

Além da política, França está em alerta por causa do terrorismo. O parlamento decidiu ontem que o estado de emergência no país se deve prolongar até 26 de maio. Também ontem, os Eagles of Death Metal voltaram ao Bataclan, em Paris, para terminar o concerto que em novembro foi interrompido pelos ataques terroristas. Na assistência estavam sobreviventes dos atentados e familiares das vítimas e também vários psicólogos prontos para dar apoio a quem precisasse.

Quase nunca se viu o Papa Francisco irritado em público. Mas aconteceu no México. Um jovem mais entusiasmado quase o deitou ao chão ao tentar cumprimentá-lo e o Papa reagiu, como se pode ver num vídeo: "Não sejas egoísta!"

Do Brasil, vem uma garantia: o ministro da Saúde asseguraque os problemas causados pelo vírus zika não vão inviabilizar os Jogos Olímpicos. A União Europeia também dá uma ajuda: anunciou que vai doar 10 milhões de euros para ajudar a combater o problema.

A Farfetch, que tem um site de comércio online de moda de luxo, é a única start up de origem portuguesa a valer mais de mil milhões de dólares, já se sabia. Mas ontem houve mais uma novidade. A influente revista Fast Company divulgou um ranking das empresas mais inovadoras do mundo, com o BuzzFeed, o Facebook e a Netflix nos principais lugares. Quem está na 23.ª posição? A Farfetch, claro.

E mais uma boa notícia para as start ups e PME portuguesas. A Ana Pimentel conta que em junho vai abrir a Impact Hub Lisbon, que vai ocupar um pavilhão na zona do Beato-Marvila e terá capacidade para incubar 335 empreendedores ligados a projetos com impacto social ou ambiental. As candidaturas já abriram.

Os nossos EspeciaisComo é que vão ser os bancos do futuro? Dica: vão ter rodas. Outra dica: o dinheiro vai ser gerido por robots. Dica final: fique a conhecer todos os detalhes neste texto do David Almas.

A Rita Tavares foi comparar a situação dos nossos deputados com a de outros países no que diz respeito à transparência e às incompatibilidades para perceber se o nosso parlamento é mais ou menos permissivo do que os outros. E chegou a conclusões interessantes.

Notícias surpreendentes
Vamos a comida. Primeiro, dentro de casa: um vídeo que se tornou rapidamente viral explica quais são os 11 truques que tem de conhecer para cozinhar com o seu microondas. Depois, fora: O Tiago Pais foi visitar dois restaurantes iranianos que acabam de abrir em Lisboa e a Sara Otto Coelho escreveu sobre as novassteakhouses do Porto. E ainda: começa na sexta-feira a Rota das Estrelas, o maior festival gastronómico itinerante do país e aquitem todas as perguntas e todas as respostas sobre o assunto.

Não vale a pena fazer de conta, de certeza que já lhe aconteceu: houve pelo menos uma vez na sua vida em que tentou entrar numa discoteca e foi barrado à porta, certo? Não se sinta mal, acontece a todos. Não, a sério: acontece mesmo a todos. Esta semana, Paul McCartney tentou entrar na festa que se seguiu à entrega dos prémios Grammy (não sei se estão a ver de quem se trata, ele em tempos fundou uma pequena banda chamada Beatles) mas não o deixaram passar da porta.

Em Itália, também vai ser difícil entrar em algumas zonas. Quem quiser visitar as cinco aldeias piscatórias na Liguria conhecidas como Cinque Terre, que são uma das maiores atrações turísticas do país, vai ter de comprar bilhete. O objetivo é proteger a paisagem, que é Património Mundial da Unesco.

Passaram 20 anos, mas ela está praticamente igual. O primeiro jogo de Lara Croft foi lançado em 1996, para PC, Sega Saturn e PlayStation. Como explica Alexa Ramires, da Rubber Chicken, Lara foi a primeira grande protagonista feminina num videojogo que se tornou um blockbuster.

É já esta semana que começa uma série impressionante de concertos de Miguel Araújo e António Zambujo. Os dois vão tocar cinco-vezes-cinco no Coliseu de Lisboa e cinco-vezes-cinco no Coliseu do Porto. Também há muitos outros concertos para ver por estes dias. O Pedro Esteves conta-lhe tudo.

Enquanto espera pelos concertos, vá passando pelo Observadorpara estar informado sobre as últimas notícias, vamos estar aqui o dia todo. E hoje há mais uma razão para passar por cá. O Observador, em parceria com a Cofidis, organiza um webinartransmitido em direto, por streaming, para responder a perguntas sobre carreira e trabalho.
Até já!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário