segunda-feira, 11 de abril de 2016

Alvo de autores de atentados a Bruxelas era o Euro 2016

Fonte:globoesporte.globo
Os presumíveis autores dos atentados em Bruxelas planeavam um ataque em França durante o Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2016) que decorre este verão naquele país, divulgou hoje o jornal francês Libération.

A notícia do diário cita informações divulgadas sobre o interrogatório de um dos suspeitos detidos pela polícia belga.

Segundo o Libération, Mohamed Abrini, que ficou conhecido como o "homem do chapéu" e que foi detido na passada sexta-feira pelas autoridades belgas, confessou à polícia as intenções e o futuro plano.

Abrini é suspeito de envolvimento nos atentados de Paris de 13 de novembro de 2015 e nos atentados de Bruxelas de 22 de março deste ano.

Durante o fim de semana foi divulgado que o objetivo da célula terrorista de Bruxelas era atacar o território francês, mas os avanços nas investigações obrigaram a mudar as ações para a capital belga, de acordo com informações fornecidas pela Procuradoria Federal belga.

Agora, o Libération revelou que o objetivo concreto dos extremistas era a competição europeia de futebol que arranca em 10 de junho.

O diário francês indicou que a confissão de Abrini é "surpreendentemente clara" e que "polícias e magistrados estão a verificar a autenticidade" das informações.

Em declarações ao Libération, uma fonte da polícia francesa não considerou surpreendente o projeto de realizar um ataque terrorista durante o EURO 2016. A mesma fonte acrescentou que tal informação confirma que a Bélgica transformou-se numa base operacional de retaguarda para os grupos extremistas.

Mohamed Abrini é o terceiro homem que surge nas imagens das câmaras de videovigilância do aeroporto internacional de Bruxelas. Foi o único que não detonou a carga explosiva que transportava.

A par do envolvimento nos atentados de Bruxelas, que fizeram 35 mortos, os investigadores também têm provas de que Abrini também participou nos ataques de Paris, que mataram 130 pessoas.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário