quarta-feira, 20 de abril de 2016

FIDEL CASTRO DESPEDE-SE DOS COMUNISTAS NO SEU (TALVEZ) ÚLTIMO DISCURSO


 
Ismael Francisco/ Cubadebate Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate
Fidel Castro
O ex-líder cubano Fidel Castro, com 89 anos, fez um discurso esta terça-feira onde afirmou aos membros do Partido Comunista que está a chegar ao fim da sua vida.
O terceiro e último dia de trabalhos do congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) ficou marcado pela presença de Fidel na sessão de encerramento, duas semanas depois de ter feito a sua primeira aparição pública dos últimos nove meses.
“Eu vou estar com 90 anos em breve… Em breve, vou ser como todos os outros, a hora chega para todos”, disse Fidel Castro, que falou sentado.
“Esta pode ser uma das últimas vezes que falo nesta sala”, disse Castro. “Devemos dizer aos nossos irmãos da América Latina e do mundo que o povo cubano será vitorioso”.
“As ideias dos comunistas cubanos permanecerão”, afirmou o líder da revolução cubana na década de 1950, “como prova de que neste planeta, se trabalharmos duro e com dignidade, podemos produzir bens materiais e culturais de que os seres humanos precisam, e precisamos de lutar sem trégua para obtê-los”.

Raúl Castro reeleito

Fidel Castro abandonou o cargo em 2008, sendo sucedido por Raúl Castro, o irmão mais novo, que foi reeleito esta terça-feira para um segundo mandato como líder do partido único cubano.
O recém-eleito Comité Central (bureau político e secretariado) do PCC também confirmou José Ramón Machado Ventura como segundo secretário, cargo que também desempenha desde o anterior Congresso celebrado há cinco anos.
Após três dias de reuniões, o VII Congresso do partido encerra esta quarta-feira, no dia em que foi revelada a nova composição dos órgãos diretivos do partido, onde se incluem o Comité Central.
No bureau político, composto por 17 dirigentes, entraram cinco novos membros, como o secretário-geral do sindicato oficial Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Ulisses Guilarte, o ministro da Saúde, Roberto Morales, e a secretária-geral da Federação das Mulheres Cubanas (FMC), Teresa Amarelle.
O novo Comité central, órgão máximo do partido entre congressos, passa a incluir 142 membros, como uma média de idades de 54 anos, abaixo da média do anterior organismo eleito em 2011 e que incluía 116 militantes.
SN / ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário