sábado, 2 de abril de 2016

O HOMEM NA SOCIEDADE – O homem não se pertence

17 – O homem não se pertence.

«Tudo quanto existe sobre a terra deve ser ordenado em função do homem» (Const. Pastoral Gaudium et Spes nº. 12). Tudo é do homem e o homem é de Deus. Deus é o Senhor do nosso ser e do nosso agir.
«Nos desígnios de Deus, cada homem é chamado a desenvolver-se, porque a vida de todo o homem é destinada por Deus a uma função» (P.P. 15). A finalidade da sua existência, itinerante e solidária, é justamente aperfeiçoar-se. Em todos os aspectos e circunstâncias.
«Dotado de inteligência e de liberdade, cada um é responsável tanto pelo seu crescimento como pela sua salvação». (P.P. 15). Porque é inteligente e livre é responsável. Pôr a render rectamente as suas aptidões e faculdades é construir a sua própria felicidade e merecer a salvação.
Mas não apenas na linha vertical do egoísmo. Seria impossível. O dedo ferido aflige todo o corpo; mas, quando se cura, todo o ser beneficia e rejubila.
Sou membro da sociedade; quero fazê-la mais sã e feliz. (Acrescento: este principio devia ser o dever de todo o cidadão considerando que todos dependemos uns dos outros). (J. Carlos).

Por Ferreira E. Silva

Princípios de uma antropologia, Pagª. 27, 2ª. Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário