domingo, 22 de maio de 2016

CONSUMO DE BATATA AUMENTA RISCO DE HIPERTENSÃO


 
adamdachis / Flickr
-
Um estudo norte-americano revela que o consumo frequente de batatas pode estar relacionado com um aumento do risco de pressão arterial elevada.
Em causa está o consumo deste tubérculo mais de quatro vezes por semana, anteriormente associado a uma redução da pressão sanguínea nas pessoas com excesso de peso.
Depois de analisarem um total de 187.453 pessoas ao longo dos últimos 25 anos, investigadores doBrigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, notaram que consumo de batata eram 11% maior nas pessoas que comiam quatro a seis vezes por semana, quando comparadas com as que comiam apenas uma vez por mês.
As batatas também aumentaram o risco de pressão arterial elevada em 17% nas pessoas que consomem este alimento mais de seis vezes por semana.
É mesmo a batata em si que mais prejudica – cozidas, fritas, estufadas ou em forma de puré -, uma vez que o acréscimo de sal e/ou de gordura em nada interferiu com os resultados.
Publicado na British Medical Journal, o estudo teve em conta as avaliações alimentares feitas a cada dois anos aos participantes e ainda o estilo de vida que tinham, tendo contado para a percentagem o hábito de fumar, a prática de exercício físico e ainda o índice de massa corporal (IMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário