domingo, 15 de maio de 2016

'Monção é, cada vez mais, uma concelho inclusivo'

Na abertura dos trabalhos do XI Encontro Internacional do Censo, Augusto de Oliveira Domingues lembrou algumas medidas emblemáticas do seu executivo no apoio à população mais fragilizada e teceu elogios à atividade da instituição, cujos responsáveis tem demonstrado competência exemplar e capacidade organizativa.

Na sessão de abertura do XI Encontro Internacional do Censo, subordinada à realidade e desafios do Rendimento de Inserção Social, o autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, afirmou que “Monção protege as camadas mais vulneráveis da sociedade”, assumindo-se como “um concelho cada vez mais inclusivo”.

Para sustentar o argumento, apontou “a comparticipação municipal na compra de medicamentos aos idosos e a tarifa especial na cobrança de água para famílias numerosas”, lembrando ainda “a devolução aos cidadãos de parte do IRS que o município tem direito e o IMI na taxa mínima legal”.

Augusto de Oliveira Domingues realçou ainda a abertura de uma nova estrutura social na freguesia da Portela, que será inaugurada no dia 22 do corrente, como mais um passo na caminhada social do município. A propósito, frisou o trabalho extraordinário do Censo, gestor do novo espaço, cujos responsáveis tem demonstrado competência exemplar e capacidade organizativa.

Adiantou: “A instituição tem crescido lentamente mas com grande segurança, reforçando a sua ação solidária a todas as camadas vulneráveis da população e expandindo-se a concelhos vizinhos. Procuram a excelência e a escala, chegando a áreas do concelho com maiores fragilidade s sociais como, por exemplo, o Vale do Gadanha Superior que será agora coberto com a estrutura de Portela. Agradeço-lhes o trabalho que prestam ao concelho de Monção”.

Antes do autarca monçanense, falou o presidente do Censo, José Carlos de Eça Dias, tendo historiado o trajeto da instituição e enumerado as várias ações e projetos com implementação no terreno. Referiu que a instituição apoia 130 agregados familiares e que o RSI constitui uma medida positiva para atenuar a severidade da pobreza em muitas famílias.

Na sessão esteve também o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Paulo Órfão, o qual sublinhou o apoio dado pela segurança social às instituições de solidariedade social do concelho, congratulando-se ainda com o papel solidário e dinamizador da autarquia monçanense junto das faixas da população mais necessitadas. Como exemplo, focou a medida de apoio na comparticipação de medicamentos.

O encontro, realizado no auditório da Biblioteca Municipal de Monção com a presença de meia centena de técnicos da área social, abordou, em três painéis moderados por Maria Manuela Coutinho, do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, o “Rendimento Social de Inserção: Um rendimento, várias realidades, diferentes desafios”


Ao longo da tarde, os palestrantes debruçaram-se sobre o processo evolutivo da população beneficiária, a respetiva integração no mundo do trabalho e os desafios futuros deste importante instrumento de apoio social. No final, todos ficaram mais esclarecidos sobre a importância do RSI junto das famílias mais vulneráveis.

Fonte:correiodominho
DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário