domingo, 15 de maio de 2016

PAPA LAMENTA QUEM SENTE COMPAIXÃO POR ANIMAIS E INDIFERENÇA PELO VIZINHO


 
Angelo Carconi / EPA
O papa Francisco
O papa Francisco
O papa Francisco lamentou qur algumas pessoas sintam compaixão pelos animais, mas depois mostrem indiferença perante as dificuldades de um vizinho, numa reflexão sobre o conceito de “piedade” durante uma audiência geral na Praça de São Pedro.
Francisco falava perante dezenas de milhares de pessoas, debaixo de chuva, naquilo a que se chama uma audiência jubilar, cerimónia que se realiza um sábado por mês, e alertou que não se deve confundir a piedade com a comiseração hipócrita.
O papa disse que é preciso “não confundir a piedade com a comiseração, que consiste apenas numa emoção superficial, que não se preocupa com o outro”, afirmou.
“Quantas vezes vemos pessoas que cuidam de gatos e cães e depois deixam sem ajuda o vizinho que passa fome?”, perguntou o papa.
“Não se pode confundir com a compaixão pelos animais, que exagera no interesse para com eles, enquanto fica indiferente perante o sofrimento do próximo”, acrescentou.
O papa explicou aos fiéis que, para Jesus, sentir piedade é “compartilhar a tristeza de quem se encontra, mas ao mesmo tempo agir na primeira pessoa para transformá-la em alegria”.
Francisco apelou por isso ao cultivo da piedade, “sacudindo de cima [de si próprios] a indiferença” que impede cada um de reconhecer o sofrimento dos outros e libertando-se da “escravatura do bem-estar material”.
/Lusa
Comentário: é a vida, é o comportamento do dito ser pensante, é o mundo da indiferença e da inversão de valores em que vivemos. Ultrapassa-se os limites em tudo.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário