domingo, 1 de maio de 2016

Museu do Oriente celebra oito anos com balanço de 600 mil visitantes

 
Lisboa, 30 abr (Lusa) - O Museu do Oriente, em Lisboa, que celebra oito anos de existência a 08 de maio, recebeu mais de 600 mil visitantes desde a abertura, em 2008, disse à agência Lusa fonte da instituição.

Contactada pela Lusa sobre a afluência de visitantes desde a inauguração, fonte da entidade indicou que, entre maio de 2008 e fevereiro deste ano, foram registadas 628.860 entradas em exposições, espetáculos, cursos, conferências e no centro de documentação.

No âmbito das comemorações do aniversário, entre domingo e dia 08 de maio o museu vai organizar uma semana de atividades gratuitas para o público com visitas, cinema, ateliês e música.

Para o público, o Museu do Oriente é uma das faces mais visíveis da Fundação Oriente, possuindo um património museológico com mais de 15.000 peças da Ásia, desde máscaras a mobiliário, passando por armaduras, mapas, têxteis, biombos, porcelanas, terracotas, desenhos e pinturas.

Uma das peças mais relevantes da coleção é um biombo namban que retrata a chegada dos portugueses ao Japão, no século XVII, com marinheiros e jesuítas.

O acervo do museu está dividido em duas coleções, uma delas alusiva à presença portuguesa na Ásia, com mais de um milhar de objetos artísticos e documentais.

Integra diversos biombos chineses e japoneses dos séculos XVII e XVIII, peças de arte namban, uma coleção de peças de porcelana da Companhia das Índias e um acervo relacionado com a cultura dos povos de Timor.

A maior parte da coleção, no entanto, com mais de 13.000 peças, resultou de uma doação efetuada nos anos de 1970 pela Association du Musée Kwok On, de Paris, com peças relacionadas com as artes performativas da Ásia e os rituais do hinduísmo, do budismo, as religiões animistas e com os cultos xamânicos.

O museu da Fundação Oriente foi criado para mostrar ao público o património cultural da entidade e divulgar a ligação entre as civilizações ocidental e oriental, em particular os vínculos criados por Portugal desde o período dos Descobrimentos.

Desde 2008, ano da inauguração, além das exposições permanentes e das temporárias nos seus espaços, o museu tem levado exposições a várias cidades do país e ao estrangeiro, desde a Europa à Ásia.

AG // SO

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário