domingo, 1 de maio de 2016

Hora de Fecho: A caminho do poder: histórias dos mapas da Europa

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
HISTÓRIA 
Um livro de Brendan Simms oferece uma arrebatadora perspectiva aérea de cinco séculos e meio de geopolítica europeia, tendo como foco a Alemanha e as entidades políticas que a antecederam
LITERATURA 
Há 100 anos, Mário de Sá-Carneiro matava-se num hotel de Paris. Mas o génio problemático da geração d'Orfeu que toda a vida sondou os mistérios da morte continua a inquietar-nos.
FAMÍLIA 
Sabe mesmo o que o seu filho pensa de si? Pedimos a um conjunto de crianças dos quatro aos sete anos que descrevessem as suas mães em frente à câmara. O resultado é adoravelmente engraçado.
CINEMA 
Neste dia especial, Bruno Vieira Amaral recorda mães (do cinema) perfeitas para os piores inimigos. Sobretudo nestes casos, ainda bem que mãe só há uma. Um alerta: este artigo contém spoilers
FAMÍLIA 
A pensar no Dia da Mãe reunimos um conjunto de vídeos onde são elas a maior inspiração. Prepare os "kleenex" e deixe-se levar pelas mensagens comoventes.
GNR 
Durante o mês de Abril a GNR faz um levantamento de todos os idosos que vivem em situações mais vulneráveis. O Observador acompanhou os militares em Setúbal e em Torres Vedras.
1 DE MAIO 
O primeiro-ministro aproveitou o 1º de Maio para apelar à mobilização dos defensores da linha do atual Governo contra a corrente nacional e europeia dos baixos salários e de precariedade.
1 DE MAIO 
O líder social-democrata acusou o Governo de estar a desbaratar todos os sacrifícios que foram feitos nos últimos anos. Traçado este cenário, Passos disse não ver razões para celebrar 1º de Maio.
FÓRMULA 1 
O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio da Rússia e somou o quarto triunfo nas quatro primeiras etapas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
CICLISMO 
O português José Gonçalves venceu a competição ao defender a liderança da prova na oitava e última etapa, vencida ao sprint pelo italiano Jakub Mareczko.
SAÚDE PÚBLICA 
Do norte a sul do país, pelo menos 89 autarquias admitiram estar a usar um herbicida potencialmente cancerígeno. Governo reconhece nunca ter feito análises aos efeitos do glifosato.
Opinião

Helena Matos
Ironias de Abril, em 1974, nem empresários nem políticos tinham dinheiro fora de Portugal. Hoje as elites não acreditam no país quanto baste para lhe entregar o seu dinheiro.

Lucy Pepper
O comércio e os serviços em Lisboa aprenderam finalmente a tratar bem os clientes, com respeito e gentileza. A grande excepção são os táxis.

João Marques de Almeida
Não há estratégia, apenas negócios. Se o Porto não mudar radicalmente, não volta a ganhar um campeonato tão cedo. E não vale a pena os dirigentes tentarem explicar o inexplicável.

Miguel Nunes Silva
É patente o crescimento de uma corrente de pensamento realista e, quer Trump seja eleito ou não, e Portugal não se encontra numa boa posição perante a nova visão dominante do governo americano.

André Azevedo Alves
Formalmente, o ministro da Educação dá pelo nome de Tiago Brandão Rodrigues, mas tornou-se claro desde que iniciou funções que apenas encobre o verdadeiro rosto do poder no sector, o de Mário Nogueira
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário