domingo, 1 de maio de 2016

Cristas espera “consenso alargado” em políticas de apoio à família

A presidente do CDS, Assunção Cristas, defendeu hoje um "consenso alargado" junto de todos os partidos e dos parceiros sociais nas políticas de apoio à família e à natalidade.
"O que posso dizer é que trabalharemos ativamente para colocar na agenda política aquilo que na nossa perspetiva são questões relevantes para os portugueses. A questão da natalidade, do apoio às famílias é muito relevante, é estrutural e entendemos que deve reunir um consenso alargado entre os vários partidos e também junto dos parceiros sociais", disse Assunção Cristas.
A líder do CDS falava aos jornalistas em Ponta Delgada, nos Açores, onde hoje esteve nas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e tem um jantar com militantes do partido, depois de ser questionada sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa.
O chefe do Governo reagiu hoje com a expressão "é a vida" após ser confrontado com afirmações do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que afastou a possibilidade de consensos a curto prazo com o Governo socialista.
Em entrevista ao jornal Sol, Pedro Passos Coelho recusou a hipótese de consensos com o executivo socialista, apesar dos apelos nesse sentido do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Assunção Cristas adiantou que na próxima semana está previsto o primeiro agendamento potestativo do CDS na Assembleia da República sobre políticas de apoio à família e à natalidade, que considerou um "problema estruturante" do país.
"Aproveitei para no debate quinzenal perguntar ao primeiro-ministro se apoiava essas medidas e essas políticas -- o Governo já riscou e reverteu uma muito importante que era o quociente familiar -, mas perguntei-lhe se à parte disso estava disponível para vir ao encontro das propostas do CDS. Há grupos parlamentares que sei que o farão, do Partido Socialista ainda não ouvimos nada neste momento", destacou.
A dirigente centrista adiantou que o partido apresentou "25 projetos, entre projetos de lei e projetos de resolução", trabalho feito com "muito afinco".
Assunção Cristas está esperançada que tal possa "ser reconhecido e ser também um mote para que outros partidos tragam outros projetos para serem discutidos em conjunto" e gerar-se um "consenso muito alargado".
"Gostaria de haver um afinco por parte de quem considera que é relevante olhar para o país a médio e a longo prazo e não num curtíssimo prazo", declarou, acusando o Governo e o Partido Socialista de olharem "para o país num curtíssimo prazo", ao qual "estão a fazer mal".

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário