segunda-feira, 18 de julho de 2016

360º - As mentiras e as (in)verdades de Trump. E a carta do BCE sobre a Caixa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO BCE não está contente com os planos do Governo para a Caixa Geral de Depósitos. Marques Mendes revelou ontem à noite na SIC uma carta enviada pelo Banco Central Europeu à Caixa a 8 de junho sobre os planos para o futuro do banco e, pelo que se percebe, os planos são maus e o futuro tremido. O dinheiro: o BCE pede que se arranje uma alternativa "urgente" à recapitalização pública. O número de administradores: o Governo quer 19 e o BCE põe o limite em 15. A falta de discrição: o BCE não gostou de saber dos nomes dos novos administradores pelos jornais. A acumulação: o BCE não quer que António Domingues tenha ao mesmo tempo os cargos de presidente do Conselho de Administração (chairman) e de presidente da Comissão Executiva (CEO). O currículo: o BCE acha mal que alguns dos novos administradores não executivos tenham uma manifesta falta de experiência na banca. E a necessidade de clareza: o BCE chama a atenção para o facto de os novos administradores não poderem ter qualquer conflito de interesses.

Nem de propósito: na mesma noite em que se conheceu esta carta, soube-se, pelo Negócios, mais um nome convidado para administrador não executivo da Caixa: Carlos Tavares, presidente do grupo PSA Peugeot Citroën.

Outra carta, mas esta enviada de Lisboa: António Costa responde hoje a Bruxelas com os seus argumentos contra a possibilidade de sanções. Não há medida adicionais nem plano B: o primeiro-ministro assegura que as cativações já inscritas no Orçamento são suficientes para cobrir qualquer eventual derrapagem.

António Guterres tem mais um concorrente na corrida a secretário-geral da ONU. Kevin Rudd, antigo primeiro-ministro australiano, apresentou hoje a sua candidatura à sucessão de Ban Ki-Moon.

Informação relevanteComeça hoje em Cleveland, Ohio, a convenção republicana que tornará oficial o que antes parecia impossível: Donald Trump será o candidato oficial do partido à Presidência. O Miguel Santos foi olhar para cinco das promessas mais emblemáticas de Trump e concluiu, sem grande dificuldade, que elas são um desafio entusiástico à realidade.

Mas a candidatura não é nenhuma fantasia. Em entrevista a José Manuel Fernandes, o historiador e professor em Oxford Timothy Garton Ash avisa: "Eu vi como os ingleses votaram no Brexit. Por isso, não se iludam: Trump pode ganhar".

Nos Estados Unidos, os conflitos nas ruas não abrandam. Ontem, três polícias morreram num tiroteio em Baton Rouge, Luisiana. Barack Obama falou em cobardia e Donald Trump já está a usar na campanha os ataques contra polícias.

As polémicas com a polícia levaram a conflitos raciais que estão a dividir a América. A partir dos Estados Unidos,José Manuel Fernandes escreveu sobre a frustração e a responsabilidade de Obama e tentou perceber o que está por detrás destes confrontos.

Na Turquia, continua em marcha o contragolpe. Já foram detidas cerca de seis mil pessoas, entre elas o adjunto militar do Presidente Erdogan. Exilado nos Estados Unidos, o imã Fethullah Gülen, que tem sido apontado pelo regime como o responsável pela tentativa de golpe de Estado, disse que está disposto a voltar ao país caso os americanos queiram extraditá-lo. Há acusações em todas as direções sobre a autoria da sublevação: Erdogan diz que foi Gülen, Gülen diz que foi Erdogan e os turcos insinuam que foram os Estados Unidos.

O autor do atentado em Nice, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, frequentava sites para encontros sexuais, envolvia-se com homens e mulheres e consumia drogas. O retrato é feito pelas autoridades francesas a partir dos dados recolhidos no seu telemóvel. Além disso, sabe-se agora como o terrorista preparou o atentado durante três dias.

Foi tornado público o relatório da comissão de inquérito aos ataques terroristas em Paris a 13 de novembro de 2015. No documento, de 1300 páginas, um polícia afirma que os terroristas que entraram no Bataclan terão filmado a tortura e mutilação de várias pessoas antes de se fazerem explodir.

É apresentado hoje o Orçamento Participativo Nacional.O objetivo é disponibilizar verbas do Orçamento do Estado de 2017 para a realização de projetos propostos pelos cidadãos nas áreas da agricultura, ciência, cultura e educação e formação de adultos. António Costa já tinha feito o mesmo em Lisboa. A notícia é do DN.

António Costa tem que se preocupar em arranjar quem participe no Orçamento - e não estou a falar em cidadãos. Afinal, em entrevista ao Observador, Jerónimo de Sousa avisou que o apoio do PCP não está garantido: "O nosso compromisso não é votar a favor do Orçamento".

A nova campeã europeia junior da World Surf League (WSL) é portuguesaTeresa Bonvalot tem 17 anos e é natural de Cascais. No fim de semana, a seleção portuguesa de hóquei em patins já se tinha também tornado campeã europeia. E agora é a vez dos futebolistas sub-19: a seleção vai agora jogar as meias-finais do Europeu (e já está apurada para o Mundial de sub-20).

Os nossos Especiais

Passaram 80 anos do início da guerra civil de Espanha e o historiador Fernando Martins escreveu um ensaio no Observador sobre o acontecimento mais marcante da História espanhola do século XX. É a guerra que (ainda não) acabou.

Notícias surpreendentes

Como foi o verão há 20 anos? Bem, para começar, havia as Spice Girls. Além disso, Claudia Schiffer ainda desfilava e Tom Cruise estava casado com Nicole Kidman. Recorde 1996 nesta fotogaleria.

Pelo menos uma Spice Girl continua a atrair atenções ao fim de todo este tempo - mas não por cantar (graças a Deus). A última grande polémica na área das relações entre pais e filhos surgiu depois de Victoria Beckham ter publicado no Instagram uma fotografia onde aparece a beijar a filha de cinco anos nos lábios. Estava lançada a dúvida: afinal, os pais devem ou não beijar os filhos na boca? A Ana Cristina Marques falou com especialistas para esclarecer as dúvidas.

Um fotógrafo escapou à polícia e conseguiu entrar na zona proibida de Fukushima, onde um desastre nuclear levou a uma fuga precipitada em 2011. Keow Wee Loong mostra, em 26 fotografias impressionantes, que está tudo exatamente na mesma.

São dez adivinhas que desafiam o seu cérebro. Faça o nosso teste e veja até onde consegue ir.

Depois de pôr o seu cérebro à prova, continue com oObservador. Vamos seguir ao minuto tudo o que acontecer na convenção republicana que marcará o triunfo de Donald Trump. Vai ter muito para ler.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário