Ana Pacheco, Ricardo Alves e Samuel Dias
são alunos da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Participaram no Concurso
de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha com o protótipo de uma
pulseira usada pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde, que permite a
comunicação com uma base de dados com informação sobre a sua saúde. Os médicos
podem acompanhar a evolução dos seus pacientes à distância e contactá-los
sempre que se justifique.
O projeto da pulseira chama-se Health
Connect e valeu aos três alunos o primeiro lugar no Concurso de ideias de
Negócio. Na terça-feira, dia 19, partem para Madrid em missão de
empreendedorismo, para conhecer empresas, incubadoras e empreendedores.
Dirigido aos alunos do ensino secundário
e profissional, o Concurso de Ideias de Negócio foi lançado este ano, tendo
como objetivo capacitar os jovens para a compreensão do mundo dos negócios, desenvolvendo
atitudes empreendedoras. O Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha assinala
a importância de os jovens “compreenderem bem o funcionamento das empresas,
estarem preparados para desenvolverem as suas ideias, saberem explicá-las, e
com tudo isso serem ativos,empreendedores”.
“Costumo dizer que nós não damos logo o
peixe; primeiro fornecemos a cana e ensinamos a pescar edepois cabe a cada um
chegar aos seus objetivos. É isso que procuramos fazer com o nosso projeto de Empreendedorismo
nas Escolas, que abarca várias iniciativas para os vários ciclos de ensino”,
refere António Loureiro.
O Concurso de Ideias de Negócio é uma
das vertentes do projeto de Empreendedorismo nas Escolas, que por sua vez está
integrado no plano de ação “Albergaria Empreende+”. Abarcando os vários ciclos de
ensino, o projeto visa promover atitudes empreendedoras nos estudantes,
desenvolvendo várias ações ao longo do ano letivo, como palestras, oficinas ou
atividades práticas de desenvolvimento de competências, que depois terminam com
momentos de referência. No caso dos alunos do Secundário e do Ensino
Profissional, o Concurso de Ideias de Negócio; no caso do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo
do Ensino Básico, a Mostra de Empreendedorismo, uma exposição onde revelam os
trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Todos os alunos, dos vários
agrupamentos e do ensino privado, podem ainda fazer parte do Clube de
Empreendedorismo Escolar e trocar ideias entre si.
O Concurso de Ideias de Negócio é mais
exigente, de acordo com a faixa etária. A organização recebeu 19 candidaturas e
aceitou 11 projetos finalistas. Os grupos de alunos tinham cinco minutos para apresentar
a ideia, em palco, no Cineteatro Alba, salientando os aspetos cruciais no
desenvolvimento do projeto, como a análise “SWOT” (forças, fraquezas, oportunidades
e ameaças), o modelo de implementação, os custos de produção, a promoção, a
distribuição e as parcerias. As ideias foramavaliadas por um júri constituído
por elementos indicados pela SEMA, AJE, AIDA, IEFP e por uma empresa de
consultoria e formação.
Na passada terça-feira, dia 12, foi a
vez da Catarina Ribeiro, da Joana Rosas e da Susana Silva, também da Escola
Secundária de Albergaria-a-Velha, partirem em missão de empreendedorismo.
Apresentaram, no Concurso de Ideias de
Negócio, uma escova de cabelo com sistema de autolimpeza, a que chamaram In
Brush. Ficaram em terceiro lugar e ganharam uma viagem a S. João da Madeira.Visitaram
a Oliva Creative Factory e as empresas Helsar, Cortadoria e Viarco.
Na última semana de julho, dias 25 e 26,
a Sofia Vidal, a Rita Soares e a Jéssica Sarabando, do Colégio de Albergaria,
partem para Lisboa na sua missão de empreendedorismo. Conquistaram o segundo
lugar no Concurso de Ideias com o projeto Heat and Cool Action, um sistema de
aquecimento e arrefecimento automático do corpo incorporado no vestuário. Vão
visitar uma incubadora de empresas em Lisboa, a Fundação EDP e o MUDE – Museu
do Design e da Moda.
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