terça-feira, 9 de agosto de 2016

360º - Telma de bronze: perdeu-se uma futebolista, ganhou-se a melhor judoca de sempre. E o país a arder

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Balanço possível dos incêndios no país a esta hora: 200 pessoas retiradas de casa no Funchal e habitações em perigo. Um morto em Valongo com o susto de ver o fogo aproximar-se. Quasedois mil bombeiros a combater.

O Conselho Europeu aceitou não impor sanções a Portugal e Espanha por terem falhado as metas de redução de défice excessivo. Mas deu novos prazos para ser feita a necessária correção: 15 de outubro.

Problema: a recapitalização da Caixa pode contar para esse défice. Segundo o Jornal de Negócios, as regras estatísticas europeias podem obrigar a contabilizar os prejuízos passados do banco. No cenário menos pessimista, seriam 1.100 milhões de euros, o que colocaria o défice português outra vez acima dos 3%.

Nos EUA, as críticas a Trump ganham dimensão. 50 republicanos peritos em segurança nacional consideram que seria o presidente mais perigoso da história dos EUA. Evan McMullin, ex-operacional da área de antiterrorismo da CIA, quer ser a alternativa ao multimilionário e estuda uma candidatura adversária.



Telma de bronze. Perdeu-se uma futebolista na infância. Ganhou-se a melhor judoca portuguesa de sempre
. Não foi à terceira, foi à quarta. 12 anos depois, Telma Monteiro conseguiu finalmente uma medalha olímpica, a primeira para Portugal no Rio. Em boa hora a irmã mais velha a desviou do bairro social do Feijó para o tatami e a fez esquecer o atletismo e a bola.

A judoca do Benfica foi eliminada da luta pelo ouro, mas mal entrou na disputa pelo bronze gritou "o meu lugar é aqui, eu vim para ficar". E assim foi. O Hugo Tavares da Silva, enviado do Observador, estava lá e conta o que viu: como o bronze da miúda do bairro emocionou todos na arena carioca 2. Estas são as imagens marcantes do combate em que Telma pôs fora do tapete a romena Corina Caprioriu. Quanto aos brasileiros, aplaudiram a dobrar: a portuguesa e Rafaela Silva, que deu ao Brasil a primeira medalha de ouro precisamente na mesma prova e categoria (-57kg). Coincidência, 'né'?

E o que fizeram os outros portugueses? O mesa-tenista Marcos Freitas seguiu para os quartos de final. No ténis, João Sousa ainda deu luta, mas perdeu com Juan Martín del Potro, o carrasco argentino que pôs Djokovic a chorar. Eis os principais resultados do terceiro dia, nacionais e estrangeiros: Phelps falhou a 20ª medalha, mas hoje tem mais uma oportunidade. José Carvalho tenta a sorte no remo.

Há verdadeiros monstros sagrados dos Jogos Olímpicos. O Hugo Tavares da Silva lembra cinco dos maiores. Os legados e alguns episódios das vidas de Cassius Clay (Muhammad Ali), Larissa Latynina, Mark Spitz, Carl Lewis e Nadia Comaneci.

Estes são também os Jogos que dividem os escritores brasileiros. O Nuno Costa Santos foi ler o que eles andam a escrever.

E não faltam já histórias do Rio 2016 que vale a pena destacar:

Informação relevante
Na Função Pública, já há mais trabalhadores reformados que no ativo, ou seja, a descontar para futuras reformas. O número de funcionários públicos aposentados ultrapassou, pela primeira vez, em 2015, o número de subscritores da Caixa Geral de Aposentações que pagam quotas.

E quais são mesmos os setes trabalho de Paulo Portas? O último, consultor da maior empresa do México, a petrolífera Pemex, gera novamente polémica.
 
Quer saber quem vai ganhar as eleições americanas?Olhe para a Bolsa. A História mostra que quando a bolsa sobe nos três meses antes das eleições, o candidato do partido que está no poder tende a vencer. Trump sabe disso: por isso, aconselhou não investir.
No futebol, Paulo Bento é o novo treinador do Olimpiakos. Depois do Cruzeiro, o antigo selecionador é oquarto português a comandar a equipa grega, a seguir a Leonardo Jardim, Vítor Pereira e Marco Silva. E já contratou André Silva. Em Inglaterra, o Manchester de Mourinho garantiu Pogba. Por cá, o FC Porto tem um novo avançadoo belga Laurent Depoitre tem 27 anos e veio do Gent.


Notícias surpreendentes
Há imagens que marcaram a nossa História. A tecnologia permite agora que se tornem autênticas obras de arte. A aplicação do momento chama-se Prisma, é russa e transforma qualquer foto num quadro de Modrian. Veja o que pode fazer com 30 dos momentos mais belos do passado.

Elvis está de volta! Não o próprio, como alguns até podem acreditar, mas sim o seu BMW 507 Roadster. Elvis comprou-o em 1958 e surge com ele em alguns filmes. Agora foi recuperado e está como novo (o carro, nada de confusões).

Não se admire se encontrar tshirts com gatos estampados. Ou calças onde os gatinhos são os protagonistas. Ou carteiras, ou lenços. Os bichanos (os desenhos dos ditos) estão na moda. Graças a marcas como a Gucci, Loewe e Stella McCartney.

Por falar em felinos domésticos, descubra lá onde está o gato nesta imagem? Olhe que a bola de pelo tem muito jeito para se disfarçar na paisagem. Mais parece um camaleão.


Pode encontrar mais desafios como este no bloco de passatempos de férias que preparámos para se ocupar nos tempos livres. Se preferir, tem ainda uma seleção dos nossos especiais para ler no Verão.

E, já sabe, conte com toda a atualidade ao minuto no Observador. Dos Jogos Olímpicos às restantes notícias que vão marcar esta terça-feira

Tenha um bom dia, feliz, produtivo ou, se for caso disso, de descanso
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário