sexta-feira, 5 de agosto de 2016

António Guterres continua à frente na corrida para secretário-geral da ONU

O antigo primeiro-ministro recebeu os primeiros dois votos de desencorajamento.
 
António Guterres voltou a ser o candidato mais votado ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, com 11 votos a favor, dois contra e outros dois de desencorajamento. Na primeira votação, a 21 de Julho, Guterres tinha recebido 12 votos a favor e três de abstenção.

Mesmo com menos votos a favor e os primeiros dois contra, Guterres manteve a primeira posição. Atrás do português, alguns candidatos mudaram de posição.

O sérvio Vuk Jeremic foi segundo classificado com oito votos a favor, quatro contra e três de abstenção. Em terceiro lugar aparece a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, com oito votos a favor, seis contra e um de desencorajamento.

Danilo Turk, o antigo presidente da Eslovénia, e que na primeira votação foi quem ficou mais próximo de António Guterres, trocou de lugar com Jeremic e caiu para a quarta posição, com sete votos a favor, cinco contra e três de abstenção.

A bulgara Irina Bokova, terceira classificada na primeira votação, caiu para o quinto lugar, com sete votos de encorajamento, sete contra e um neutro.


TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário