sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Aviso à toda população: ANPC

Condições meteorológicas adversas:
Risco de incêndio e efeitos do calor na saúde – medidas de prevenção
1. PREVISÃO O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a partir hoje, dia 5 de Agosto, e pelo menos até à próxima terça-feira, dia 9, se verifique uma subida considerável de temperaturas, em especial da máxima, atingindo valores entre os 32º C e os 42ºC, na generalidade do território.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS Face a esta previsão, o índice de risco de incêndio mantêm-se em níveis elevado e muito elevado, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, Vale do Tejo e Algarve, prevendo-se um agravamento generalizado e um alargamento para o litoral, durante o fim-de-semana, reunindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais. Recordamos, igualmente, que o calor pode ter efeitos sobre a saúde, sobretudo nas populações mais vulneráveis (crianças, idosos e doentes crónicos). A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) recomenda a todos os cidadãos a adoção de comportamentos de precaução que evitem os incêndios florestais e os efeitos do calor na saúde, seguindo a informação veiculada através da comunicação social e dos sites oficiais das entidades responsáveis.
3. MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A PROTEÇÃO CIVIL recomenda:
3.1.1. Risco de Incêndio Nesta altura do ano, e de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido nos espaços rurais:  Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou confecção de alimentos;  Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;  Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes;  Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;  Fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem;  A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
3.1.2. Na realização de trabalhos agrícolas e florestais:  Mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;  Abasteça as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;  Tenha cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
3.1.3. Se mora junto a uma área florestal:  Limpe o mato à volta da sua habitação e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, gasóleo e outros produtos inflamáveis;  Para informações sobre prevenção estrutural de incêndios florestais contacte o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas;  Informe as autoridades se presenciar atos negligentes ou comportamentos dolosos. Acompanhe a previsão de Risco de Incêndio na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), emhttp://www.ipma.pt, e aconselhe-se junto do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros da sua localidade.
3.2. CALOR – Efeitos na Saúde  Mantenha-se hidratado (beba água, mesmo se não tiver sede);  Mantenha a casa arejada;  Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00);  Se viajar de carro, escolha as horas de menor calor. Não permita que pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;  Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede. Ofereça-lhes água e esteja atento;  Atenção redobrada ao grupos mais vulneráveis, idosos, crianças, doentes crónicos, sem-abrigo, pessoas que desenvolvem a sua atividade no exterior; Mantenha-se informado.
Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue 112. Para informação adicional consulte o site da Direção-Geral da Saude (DGS), em http://www.dgs.pt.
Redobre os cuidados com a poupança de água. Siga as recomendações específicas na página da internet Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), emhttp://www.prociv.pt. A ANPC através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro acompanha em permanência o evoluir da situação, em articulação com todas as entidades que concorrem para a proteção e socorro das populações, emitindo “Avisos à População” sempre que se julguem necessários.
Atuar preventivamente, é promover a sua segurança, a segurança de TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário