sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Detidas mais de 40 pessoas numa operação contra a máfia nos Estados Unidos

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje a prisão de mais de 40 pessoas numa operação contra a máfia em cinco estados do país.

Todos os detidos estão relacionados com um mesmo grupo criminoso composto por quatro das cinco grandes famílias da 'Cosa Nostra' nova-iorquina -- Gambino, Genovese, Luchese e Bonanno- e pelos seus parceiros de Filadélfia, segundo uma acusação tornada pública pela Procuradoria federal em Nova Iorque.
Entre outros delitos, a organização com sede na costa leste dos Estados Unidos é acusada de extorsão, fraude, tráfico de armas, contrabando de cigarros e apostas ilegais.
Vários dos detidos estão acusados também por crimes violentos e as autoridades destacam o "clima de medo" imposto pelos alegados mafiosos nas suas comunidades, através do assédio e ameaças.
As detenções foram levadas a cabo nos estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Connecticut, Massachusetts e Florida e incluem várias hierarquias, incluindo chefes da organização criminosa.
Segundo a acusação, Pasquale Parrello, Eugene O'Nofrio e Joseph Merlino -- alegado chefe máximo da máfia de Filadélfia- supervisionavam e controlavam as operações do grupo, enquanto outros detidos executavam as ordens.
O processo aberto em Nova Iorque inclui 46 nomes, dos quais 39 foram detidos hoje, enquanto outros já estavam sob custódia e três ainda não foram capturados.
Os acusados, com idades entre 24 e 72 anos, enfrentam penas máximas de 20 anos de prisão.
Além do caso tornado público em Nova Iorque, o estado de Massachussetts acusa cinco alegados membros da família Genovese de vários crimes de extorsão.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário