O
comboio histórico do Douro já transportou 5.677 passageiros nesta época marcada
pelo regresso da locomotiva a vapor e numa altura em que faltam realizar 15
viagens até ao final da campanha, disse hoje fonte da CP.
A
CP deu início em Junho à campanha 2016 do comboio histórico do Douro, que prevê
a realização de 40 viagens até 22 de Outubro, com partida da estação de Peso da
Régua, distrito de Vila Real, até ao Tua, distrito de Bragança.
Segundo
dados fornecidos à agência Lusa pela CP, até à última circulação, realizada na
quarta-feira, foram transportámos 5.677 clientes (ida e volta) em 26
circulações, com uma taxa média de ocupação de 85,9%.
Faltam
ainda realizar 15 circulações até ao final da época.
Em
2015, foram realizadas 30 circulações e transportados 6.202 clientes, com uma
taxa de ocupação média de 81,3%, enquanto, em 2014, foram concretizadas 18
viagens e contabilizados 3.384 clientes.
A
CP referiu que os dados mostram que o comboio histórico "tem crescido e
tem aumentado a sua capacidade de atrair clientes, uma vez que o aumento das
circulações foi acompanhado do aumento da taxa média de ocupação".
A
edição deste ano fica marcada pelo regresso da locomotiva a vapor que foi alvo
de uma "intervenção inovadora" para substituir o carvão pelo diesel.
Outra
das novidades é a possibilidade de os passageiros fazerem a viagem na cabina,
junto do maquinista e do fogueiro, com um bilhete especial que tem um custo de
300 euros.
O
programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de
90 com uma composição constituída pela locomotiva a vapor 0186, construída em
1925 pela Henschel & Son, e por cinco carruagens antigas em madeira.
Em
2013, a CP procedeu a um conjunto de alterações à locomotiva a vapor com o
objetivo de tornar o "comboio mais eficiente do ponto de vista operacional
e energético" e mais "sustentável economicamente".
A
empresa explicou que a histórica locomotiva foi alvo de uma "inovadora
intervenção" de forma a "substituir a anterior logística implicada
(escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira),
pelo simples abastecimento do diesel".
Com
esta alteração, a máquina "fica melhor adaptada às exigências energéticas
e ambientais do século XXI", já que os 1500 quilos de carvão que eram
consumidos por viagem de ida e volta (Régua-Tua) são substituídos por cerca de
400 litros de gasóleo.
A
nova caldeira é uma reprodução da original e permite "um funcionamento da
locomotiva com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio".
O
comboio parte da Régua e segue até ao Tua, com vista para o rio Douro e as
vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.
Durante
todo o trajeto, há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais e
ainda um brinde com vinho do Porto.
A
primeira paragem é efetuada na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver
os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine
House.
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