Alexandre Santos é um autêntico fenómeno nas redes sociais. O jovem conquistou milhares de seguidores acabando por tornar-se num dos comediantes mais vistos do youtube.
«O Estrondo», a «Gunada» e “Pancas da Semana” foram alguns dos maiores sucessos do comediante que conquistou o público português através do humor e da sátira.
Nesta entrevista, Alexandre Santos fala-nos do seu percurso no mundo humorístico e do que espera do futuro.

Quando te apercebeste que tinhas este gosto particular por fazer os outros rir?
Desde muito novo sempre fui o palhaço da turma, o que fazia rir a família em momentos de convívio e isso fez com que apostasse, “por brincadeira”, no Youtube e deu no que deu.

E como surgiu o youtube no meio desse teu gosto?
Foi numa conversa “random” que estava a ter com um amigo e decidimos pôr uma das nossas conversas no youtube. Os comentários começaram a motivar-me e continuei a apostar nisso.

Como é, para ti, fazer comédia?
Fazer comédia, embora pareça, não é facil. Envolve muito tempo de observação, atenção ao que nos rodeia, saber fazer piadas de um momento do nosso dia a dia... Mas posso dizer que comédia é a cura de muita coisa mesmo, um simples sorriso consegue mudar por completo o dia de uma pessoa.

“Alexandre Santos é o comediante do momento”. Como te sentes ao seres definido desta forma?
Sinto-me bem, claro, mas não sou mais nem menos que os outros. Trabalho como as outras pessoas, tento alcançar objetivos, tento dar sempre o meu melhor, e basicamente só quero é fazer rir as pessoas e tornar o dia delas melhor.

A verdade é que és um dos maiores fenómenos das redes sociais. Acreditavas que um dia as coisas iam correr desta forma?
Acreditar, não acreditava. Mas sei que lutava para que um dia isso acontecesse, não sabia é que ia ser tão cedo.

3
“O Estrondo” foi, sem dúvida, um sucesso enorme. Que mensagem quiseste transmitir quando escreveste este filme?
No filme não há mensagem que se possa tirar, para ser sincero, a não ser “Be Stupid” (risos).

A comédia pode, de facto, espelhar realidades que às vezes nos passam despercebidas?
Sim, sem dúvida alguma. Até é uma das melhores formas de o fazer. Daí existir a ironia e o sarcasmo.

Fala-nos um pouco do “Pancas da Semana”.
Foi um programa que existiu no canal +TVI e foi um sucesso. Tinha rubricas como Gunada, Gajo Imaturo, Movimento Sem Sentido,etc... Foi um salto muito grande na minha vida, ter um programa da minha assinatura na TV, foi muito bom mesmo.

Como é trabalhar com o NTS?
Já o conhecia muito antes de trabalhar com ele, até foi o NTS que criou a minha página oficial no Facebook. Somos grandes amigos, ajudou-me muito, e claro, trabalhar com ele é tudo menos aborrecido.

Para terminar, o que esperas do futuro?
Espero sucesso e espero ter sempre mais pessoas a gostar do meu trabalho, seria muito bom sinal se acontecesse isso...E vai acontecer...É tudo uma questão de tempo e de trabalho.

Terminada esta entrevista resta-me agradecer ao Alexandre pela disponibilidade e, acima de tudo, por ter aceite responder às minhas questões.

Por Cátia Sofia Barbosa, aluna de Jornalismo na UC