quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A banca, a bênção de Marcelo (& as nossas estrelas Michelin)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia,
Portugal teve uma chuva de estrelas Michelinsete novas e duas adicionais, aqui contados pelo José Augusto Moreira, que esteve a acompanhar a cerimónia em Girona, na Catalunha. O melhor será, talvez, saber quem são as sete novas estrelas do nosso roteiro gastronómico.
Minutos depois de terem sido oficialmente anunciados os novos restaurantes portugueses com estrela Michelin, os chefs falaram ao PÚBLICO e não esconderam emoções. Estavam nervosos, tensos e efusivos.

O Benfica perdeu uma chuva de milhões - e atirou tudo para o último jogo. Depois de desperdiçar uma vantagem de 3-0, a qualificação para a fase final da Champions vai depender do jogo com o Nápoles. Rui Vitória não poderá guardar jogadores, mesmo sabendo que dias depois terá que jogar com o Sporting, lembra o Marco Vaza, na crónica de jogo. Noutros campos, o Barcelona e o Manchester City já garantiram o prize money.
Em Bruxelas, soube-se que Martin Schulz estará de saída da presidência do Parlamento Europeu. O socialista confirmou que não se recandidata a um terceiro mandato - acrescentando que voltará à política alemã. Não se sabe, ainda, se como adversário de Angela Merkel nas eleições de 2017.

As 2 notícias do dia (a bênção e a banca)

1. Marcelo abençoou a geringonçaA dias de o Governo cantar os parabéns por um ano de mandato, o Presidente chamou a si os resultados e deu cinco argumentos para o seu sucesso, explica a Leonete Botelho, que ouviu e anotou os 45 minutos do discurso de ontem. Quem ouviu e gostou foi o PS: "É bom saber que temos um Presidente atento à realidade". Quem ouviu e corrigiu foi Passos Coelho: "Não confundir estabilidade com confiança".
De António Costa, lemos hoje que vê a governação como um condutor numa estrada: avança quando tem caminho livre, trava quando há perigo. É apenas uma parte da entrevista à Visão, onde assinala o ano de Governo.
Porque este elogio não veio por acaso, o PÚBLICO pediu um comentário a Pedro Duarte. O social-democrata que comandou a campanha de Marcelo e tem criticado Passos, explica onde está o elogio e destaca um aviso do Presidente contra a "navegação à vista"Do lado socialista, é Álvaro Beleza quem anota o discurso do Presidente - mas o ex-dirigente no tempo de Seguro concorda: "O país precisa de reformas, é disso que o PCP e BE não se podem esquecer". Dito isto, parece clara a conclusão do nosso Editorial de hoje"O seguro do Governo chama-se Marcelo".
2. Montepio, Caixa & avisos do governador
O Montepio pediu autorização ao Governo para fazer mais rescisões, duplicando o número de saídas este ano. O problema é que o pedido foi feito à revelia da Associação Mutualista, o que está a causar incómodo entre Associação e Caixa Económica. Para além dos problemas de reestruturação, há uma guerra interna no Montepio?
Na Caixa, o Governo admite ter apresentado António Domingues em algumas reuniões em Frankfurt e Bruxelas, na altura em que era ainda administrador do BPI e candidato a presidente da Caixa. O que não houve foi, diz Ricardo Mourinho Félix ao PÚBLICO, qualquer informação confidencial. Aqui está a história. E aqui o pedido da oposição para conhecer a troca de emails entre Centeno e Domingues.
Ontem, dia em que o BPI voltou a adiar uma assembleia-geralo governador do Banco de Portugal deixou ontem críticas, muitas críticas a todos os intervenientes da banca da década passada. O Negócios interpretou assim o discurso: "Pirómanos e ignorantes".

Outras notícias, em síntese

O novo curso de Comandos está definitivamente adiado, enquanto se esperam as conclusões do inquérito ao curso onde morreram dois instruendos. Esse curso termina esta sexta-feira, com 26 a desistir pelo caminho. A Ana Dias Cordeiro conseguiu falar com alguns deles - e aqui está o que eles dizem: "Desisti do Curso 127 por dignidade. Há coisas que não podemos aceitar".
O ex-super-espião, Silva Carvalho, diz que quase toda a gente nos serviços de informações viola a lei, numa entrevista à Sábado de hoje. O DNacrescenta que o manual dos espiões está nas mãos do Ministério Público, para análise devida.
Um terço dos parques infantis tem falhas de segurançaA análise da ASAE a 500 parques foi realmente pouco animadora.
O Governo diz que "não é fácil" um acordo de concertação social. As negociações arrancam hoje e Vieira da Silva garante que não há ligação entre o salário mínimo e a revisão das leis laborais. Mas em ambos os casos, a decisão final será a sua.
Há mais uma guerra aberta no PSD - agora no PortoÉ entre “riistas” e “moreiristas”, explica a Margarida Gomes.

Boas leituras

Crianças, temos um problema. A obesidade infantil e os casos de diabetes são apenas o resultado da nossa falta de atenção ao que comem e ao que fazem os mais novos
Mundo, temos um problema. Chama-se populismo e é o tema do artigo de Manuel Alegre no PÚBLICO, que começa assim: "O alerta de Jorge Sampaio  teve o mérito de estimular o debate e a reflexão. Diagnóstico bem feito, pistas importantes Só não estou certo que os povos desejem mais Europa institucional." O texto pode ser lido aqui.
Um livro quase cinco estrelas. Com A Gorda, Isabela Figueiredo faz do (seu) corpo a arma, a munição e a própria guerra, diz o Hugo Pinto Santos, depois de ler a obra. A crítica já está na estante do Ípsilon.

Hoje acontece

No Parlamento português começam as votações do OESão quase 500 propostas de alteração, para votar até segunda-feira.
O Governo mostra a execução orçamental até Outubro, para vermos se as contas continuam sob controlo.
Em Bruxelas, o PE vota a suspensão das negociações com a Turquia. Mas a Comissão Europeia e os líderes europeus não querem interromper os contactos com Ancara, apesar das mudanças no regime.
O Sp. Braga joga uma final em Gent"sem qualquer receio". Na Liga Europa, claro está, à procura da qualificação.

Só mais um minuto, sff

É que Josefa d´Óbidos chegou ao Museu do Louvre: este Maria Madalena confortada pelos anjos não tem preço.
Um prémio a quem resolva os problemas do mundo. Um empresário sueco está a oferecer cinco milhões de dólares pela melhor ideia que ajude a resolver os problemas globais.
Uma lista para aproveitar a Black Friday. Sim, bem sei que não é equivalente a resolver os problemas do mundo. Mas às vezes só queremos mesmo ter aquela viagem, ou aquela noite fora de casa. Aqui estão as recomendações do Fugas, só para si.
Hoje ainda é quinta-feira, mas a boa notícia é que o frio não trouxe a chuva, não hoje. Aproveite a luz de Outono, tenha um dia bom. Quanto à informação, deixe connosco: é só clicar aqui e fica logo a par de tudo (quando quiser, onde quer que esteja).
Até já!
____________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário