quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Município de Albergaria está a elaborar Plano Estratégico Educativo Municipal

A Biblioteca Municipal foi palco ontem de um workshop sobre o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que a Câmara de Albergaria está a elaborar, com a colaboração da Universidade de Aveiro. O encontro de trabalho contou com cerca de 60 agentes educativos do Município, entre professores, diretores de escolas e agrupamentos escolares, presidentes de juntas de freguesia, associações de pais e representantes de associações, clubes e coletividades Albergarienses.

 A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, explicou que o PEEM “é um documento orientador que deve ser a matriz que vai conduzir os destinos da Educação do Município no presente e no futuro”. A Autarca adianta que o Plano Estratégico deve ser um documento aberto, participado e, simultaneamente, constituir a base para as opções e políticas educativas municipais. Catarina Mendes mostrou a sua satisfação pela quantidade e diversidade das participações, o que demonstra o interesse da comunidade nas questões da Educação em Albergaria-a-Velha.

O workshop sobre o Plano Estratégico Educativo Municipal foi conduzido por uma equipa da Universidade de Aveiro, dirigida por Rui Neves, professor auxiliar e membro do Conselho do Departamento de Educação da UA. No início dos trabalhos, o responsável explicou que o workshop pretendeu promover o diálogo, a discussão, a participação e o envolvimento de todas as pessoas interessadas, num âmbito mais alargado.

 A mesma equipa já tinha efetuado anteriormente reuniões e entrevistas com os agentes educativos Albergarienses, o que permitiu definir uma caracterização prévia dos aspetos positivos e negativos da Educação no Concelho, uma análise “SWOT”, que serviu de mote ao encontro de ontem. O objetivo final é a elaboração do PEEM e o enquadramento da Carta Educativa do Município, que também se encontra em elaboração.

O Plano Estratégico Educativo Municipal de Albergaria-a-Velha é um documento estrutural, de médio e longo prazo, que perspetiva uma visão sobre educação formal e não formal, em articulação com os agentes do setor. A elaboração do PEEM é uma competência do Município, estando prevista a sua apresentação no próximo ano. 
_______________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário