O anuário financeiro dos Municípios Portugueses de 2015, editado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, foi ontem divulgado e procede a uma análise exaustiva das contas de todos os 308 Municípios Portugueses.
O relatório agora divulgado apresenta um conjunto de indicadores que permitem avaliar a gestão económico-financeira de cada um dos Municípios.
Da análise do referido documento resulta que o Município de Mira surge como sendo um dos que, a nível nacional, mais reduziu a sua despesa com a amortização de empréstimos (-64,3%), surgindo numa brilhante 26ª posição entre 308 Municípios.
Esta redução significou que, de 2014 para 2015, o Município de Mira “libertou” cerca de 356 Mil euros para outras despesas importantes para o desenvolvimento económico e social do Conselho.
O resultado alcançado torna-se ainda mais expressivo tendo em consideração que, ainda de acordo com o mesmo documento, o Município de Mira foi também daqueles que menos juros e outros encargos financeiros suportou em 2015 (34º lugar a nível nacional).
anuario-mira2
Neste caso importa salientar que, em 2015, o Município de Mira apenas gastou 14.204€ com encargos financeiros o que não deixa de ser um resultado bastante significativo tendo em consideração que, num passado recente, esta despesa chegou a ser superior a 250.000€ (2012).
Os bons resultados alcançados só foram possíveis graças à forma extremamente rigorosa com que o atual Executivo tem gerido os recursos financeiros da Autarquia.
Hoje há uma opção estratégica clara de, preferencialmente, financiar os novos investimentos que estão/irão ser realizados no Município através de Fundos Comunitários pois, dessa forma, evitaremos onerar as gerações futuras com mais endividamento.