domingo, 4 de dezembro de 2016

GALÁXIA ESTÁ A SER DESTRUÍDA PELO SEU PRÓPRIO BURACO NEGRO SUPERMASSIVO

 

A.Fabian / Hubble / NASA, ESA
-
Uma imagem de uma galáxia a ser estrangulada por tentáculos de gás e poeira foi registada pelo telescópio Hubble. O estranho formato deste objeto celestial é causado por um enorme buraco negro localizado no seu centro que está a ser responsável pela sua morte.
Chamada de NGC 4696, a galáxia está localizada no aglomerado de galáxias Centaurus, a 150 milhões de anos-luz de distância da Terra. Tem um formato elíptico que pode parecer com a dos seus vizinhos, mas um olhar mais atento revela que é bastante diferente.
A NGC 4696 tem filamentos encaracolados de poeira e hidrogénio ionizado que saem do corpo celeste principal e vão em direção ao espaço.
Novas investigações sugerem que há um gigantesco buraco negro no centro da galáxia, responsável por essas características, além de impedir a criação de novas estrelas na região. Por isso, a galáxia tem os dias contados.
Esta curiosa galáxia tem chamado a atenção dos cientistas há algum tempo, já que é a mais iluminada do aglomerado. Mas uma nova pesquisa, conduzida por astrónomos da Universidade de Cambridge, forneceu mais informações sobre os filamentos da NGC 4696 e como estes são produzidos.
Com a ajuda do telescópio Hubble, os astrónomos puderam medir os filamentos de poeira, concluindo que têm cerca de 200 anos-luz de comprimento e uma densidade dez vezes maior do que os gases que os cercam.
Os filamentos estão costurados uns nos outros como se fossem linhas, conectando os gases da galáxia ao seu centro brilhante.
Assim, a energia da galáxia é canalizada para o buraco negro no seu centro, o que acaba por aquecer os gases à sua volta, puxando o material filamentoso consigo. Os filamentos que são puxados para perto do buraco acabam por ser engolidos.
Assim, os gases são impedidos de criar novas estrelas. As que já existem vão acabar por envelhecer e morrer, fazendo com que, um dia, este setor do espaço fique completamente escuro.
ZAP / HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário