domingo, 4 de dezembro de 2016

O MOMENTO MAIS PERIGOSO PARA A HUMANIDADE É: AGORA


 
O astrofísico Stephen Hawking abordou os que considera serem os grandes problemas da humanidade – e não são ameaças distantes, mas antes já riscos bem presentes na nossa sociedade.
A Inteligência Artificial, a Internet, o Brexit, Donald Trump e a obesidade são os temas do presente que preocupam o físico britânico.
Na óptica do físico britânico, a obesidade da população mundial é um “enorme problema”, ideia que expressa numa campanha para a Organização Não Governamental (ONG) sueca GEN-PEP.
Num vídeo divulgado por esta ONG, o físico diz que “ser sedentário se tornou um enorme problema”, considerando que a forma como isso aconteceu “está além do [seu] entendimento”.
“Demasiadas pessoas morrem de complicações relacionadas com o excesso de peso e a obesidade. Nós comemos muito e movemo-nos muito pouco”, aponta ele com simplicidade, considerando que este é o problema de saúde pública mais sério do século XXI.
Quanto à solução para o problema, Stephen Hawking frisa que, “felizmente, é simples: mais actividade física e mudança na dieta”. “Não é preciso ser um génio”, constata com bom humor.

O Brexit e Trump

Além da obesidade, há duas outras realidades actuais, de índole política, que preocupam Stephen Hawking, respectivamente o Brexit e a vitória de Donald Trump nas eleições para a presidência dos EUA.
Para o físico, é evidente que estes dois momentos ilustram “um grito de raiva das pessoas que acharam que tinham sido abandonadas pelos seus líderes”, conforme expressa num artigo de opiniãono jornal inglês The Guardian.
“Foi, e toda a gente parece concordar, o momento em que os esquecidos falaram, encontrando a sua voz para rejeitar o conselho e a orientação dos especialistas e das elites em todo o lado”, escreve ainda Stephen Hawking, notando que ele próprio alertou que o Brexit seria um “passo atrás”, nomeadamente para a Ciência do Reino Unido.
Mas agora, o que importa é “a forma como as elites reagem”, diz, realçando que rejeitar pura e simplesmente as escolhas feitas ou tentar “contornar ou limitar” essas opções, seria “um erro terrível”.

A Inteligência Artificial e a Internet

Hawking, que ainda recentemente avisou que o apocalipse pelo impacto de um asteróide vai mesmo acontecer, depois de já ter tido que os humanos não vão sobreviver mais de mil anos na Terra, alerta agora, que a automatização da indústria, com o crescente uso de robôs e de máquinas para substituir os humanos, bem como o desenvolvimento da Inteligência Artificial, propiciam maiores desigualdades económicas.
“A Internet e as plataformas que ela possibilita permitem a pequenos grupos de indivíduos fazer enormes lucros empregando muito poucas pessoas. Isto é inevitável, é o progresso, mas também é socialmente destrutivo”, constata o físico.
Stephen Hawking também sublinha que temos a tecnologia capaz de “destruir o planeta” onde vivemos, mas que ainda não conseguimos perceber como escapar disso.
Em jeito de recomendação para lidar com esta realidade perigosa que nos ameaça, o físico avisa que, com os “recursos cada vez mais concentrados nas mãos de poucos”, teremos que “aprender apartilhar muito mais do que no presente” e saber retirar lições do passado.
ZAP / HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário