domingo, 4 de dezembro de 2016

A população do Seixo participa a sério nas resoluções sobre a sua terra!

Cerca de 80 pessoas - muitas delas, em pé - sobrelotaram esta tarde, as instalações da Junta de Freguesia do Seixo, aceitando, assim, o repto lançado pela própria Junta e pela Câmara Municipal.
Sob o argumento da Proposta de Requalificação do centro daquela localidade, foram muitos os que intervieram, colocando questões e dando sugestões para aquilo que o autarca Raul Almeida classificou de "temas sensíveis", como também o é o Largo de Portomar e outros que serão brevemente alvo de intervenções de cidadania como este.
Raul Almeida, Tiago Cruz e a arquiteta Edite, que veio dar luz a esta ideia, foram respondendo tranquilamente a todos os que usaram da palavra, procurando esclarecer detalhes sobre a área abrangente nesta primeira fase, como a Rua Manuel Figueiras, o Largo da Igreja Velha e outras artérias adjacentes.
Muito se falou na questão central desta intervenção, que é a da segurança de peões e ciclistas, que usarão uma via feita para eles, como também há no centro de Mira. A redução da velocidade dos veículos que por ali passam, também foi objeto de alguns intervenientes. Claro está, o tema estacionamento foi falado sobremaneira por ser um tema caro a todos, já que também ali, existe a problemática do estacionamento de veículos em locais que não são permitidos ou mesmo, sobre o passeio.
Com início previsto para Janeiro ou Fevereiro do próximo ano, a obra deverá estar pronta num prazo de 2 a 3 meses, e está orçamentada "dentro dos valores possíveis e suportáveis da Câmara Municipal" em 130.000,00 €, como falou Raul Almeida à reportagem do Jornal Mira Online. Isto equivale dizer que a velha máxima do dividir o mal pelas aldeias é colocado em prática, para que ao longo de todas as Freguesias possam ser feitos trabalhos como este ou outros da mesma dimensão...
Já Tiago Cruz, o Presidente da Junta de Freguesia do Seixo, disse à reportagem ser esta "uma ambição que já vem desde há 10 ou 15 anos, mas que agora finalmente será concretizada: a requailificação não demorará muito a se tornar uma realidade para a população do Seixo de Mira!"
Resta dizer que esta fase será a precursora de mais outra, ou até de uma terceira fase, mas que poderão acontecer "mais lá para a frente... por ora, a primeira fase está programada e é nela que iremos nos concentrar", falou o edil mirense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário