domingo, 4 de dezembro de 2016

HAMBURGO É A 1ª CIDADE DO MUNDO A PROIBIR AS CÁPSULAS DE CAFÉ


 
Sara Van de Velde / Flickr
-
São usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula com 6 gramas de café
O consumo de cápsulas de café na Europa Ocidental triplicou desde 2011. São práticas e ganham cada vez mais adeptos pelo mundo fora. Consequentemente, triplicou também a geração de resíduos.
Para acabar com a “praga” dos resíduos gerados pelas populares cápsulas de café – que, além de tudo, são de difícil reciclagem, por misturarem plástico e alumínio – a cidade de Hamburgo, na Alemanha, resolveu, no início deste ano, dar o exemplo e tornou-se a primeira do mundo a proibir a sua compra e consumo.
Por enquanto, a medida só é válida dentro dos edifícios públicos, uma vez que o governo não pode interferir no livre arbítrio dos consumidores.
Mas a medida já está a causar controvérsia, tendo dado um grande empurrão ao debate em todo o país sobre a geração de resíduos e os hábitos de consumo.
“Para termos uma ideia da dimensão do desperdício de recursos em causa, basta sabermos que são usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula, que leva 6 gramas de café”, exemplifica o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, Jan Dube, citado pela BBC.
“Nós, em Hamburgo, pensamos que esse desperdício não deve ser pago pelos contribuintes”, remata Jan Dube.
Mas entretanto, toma um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário