A nova nota de 5 libras, emitida pelo Banco de Inglaterra, está a revoltar os vegetarianos britânicos. Tudo porque contém vestígios de produtos de origem animal.
Postas a circular no passado mês de Setembro, as novas notas de cinco libras fizeram história como as primeiras que não são impressas em papel no Reino Unido.
Feitas de plástico, e logo mais flexíveis e resistentes à água, são mais duráveis e exigem menos custos de produção, mas incluem um ingrediente que as torna “inaceitáveis” aos olhos dos vegetarianos. Têm restos de gordura animal que é, normalmente, usada no fabrico de velas e sabonetes.
O Banco de Inglaterra confirmou, nesta semana, através do Twitter, numa resposta a uma dúvida de uma utilizadora, que há restos de gordura animal nos “grânulos de polímero utilizados no substrato de base” das notas.
@bankofengland Hello. I've heard the new £5 has tallow in it which is derived from animal fat. Can you please let me know if this is correct
Hi @Jools_Orca there is a trace of tallow in the polymer pallets used in the base substrate of the polymer £5 notes
E foi o suficiente para gerar indignação nas redes sociais e não só.
No site Change.org, foi lançada uma petição que já conta com mais de 100 mil subscrições e que apela a que as notas sejam retiradas de circulação, considerando que o seu uso é “inaceitável para milhões de vegans e vegetarianos do Reino Unido”, além de também ofenderem grupos religiosos como os Hindus.
“Exigimos que deixem de utilizar produtos animais na produção de moeda que todos temos que usar”, alega-se ainda nesta petição.
Pelas redes sociais, há quem garanta que vai tentar ao máximo não aceitar estas notas como troco.
The new fivers contain animal fat. That seems unnecessarily gross, so I'll refuse them as change where possible. #vegan#worstgovernmentever
Por outro lado, há quem vá brincando com a revolta dos vegetarianos, apontando que aceitam as notas de 5 libras que tanto lhes desagradam em troca de 1 libra.
To all #vegans not liking the new £5 notes I'm offering an #exchange I will give u £1 for every new £5 u dont want @bankofengland #tallow
O facto de as notas de Euro serem feitas a partir de algodão transgénico ainda revolta mais os vegetarianos britânicos, que acreditam que a libra também não precisa de usar produtos de origem animal.
Esta nota já tinha despoletado protestos pelo facto de incluir a figura do político Winston Churchill,que substitui Elizabeth Fry, a quem é atribuída uma importante reforma das prisões britânicas, no Século XIX – deixando a Rainha Isabel como a única representante feminina nas libras britânicas.
Em reacção a estes protestos, o Banco de Inglaterra anunciou que em 2017, a escritora Jane Austenvai figurar nas novas notas de 10 libras.
SV, ZAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário