Enquanto dormia...
... as autoridades turcas revelaram um vídeo com o rosto do suspeito do ataque da noite de Ano Novo na discoteca 'Reina' em Istambul. As imagens mostram que o terrorista que fez 39 mortos e 69 feridos será originário da região da Ásia Central e terá cerca de 25 anos, mas não é conhecido o seu nome. Ontem já tinham sido detidas oito pessoas por ligações ao atentado. A censura do governo turco às notícias sobre o caso tem alimentado várias teorias.
O Ministério da Saúde vai avançar com um novo concurso internacional público para a gestão do Hospital de Cascais em PPP, segundo o Público. Mas o Governo tem a oposição dos seus parceiros na maioria: o PCP e o BE querem uma gestão estatal.
Nos EUA, Trump já reagiu à ameaça nuclear da Coreia do Norte. E já se sabe o dia, o tema e o local do discurso de despedida de Obama.
Em Espanha, a liderança do PSOE marca a atualidade política. Pedro Sánchez pondera ainda voltar a candidatar-se ao lugar, segundo o El Español. A sua adversária, Susana Díaz, anuncia a candidatura até final de janeiro, escreve o ABC. A sondagem do El Mundo mostra os eleitores divididos.
A Finlândia tornou-se o primeiro país da Europa a pagar aos seus desempregados um rendimento básico mensal. São 560 euros, numa experiência social inédita, com uma amostra de nove mil desempregados, que vai durar dois anos. O objetivo é cortar a burocracia, reduzir a pobreza e fomentar o emprego.
Outra informação relevante
Novela Caixa Geral de Depósitos. Capítulo mil e qualquer coisa. O dossier sobre o banco público, que esta semana entra na fase de recapitalização, tarda em ficar fechado. Ontem o dia foi de informação e contra-informação e no fim resume-se assim: António Domingues estava disponível para ficar até à aprovação da administração de Paulo Macedo por parte do BCE, mas só foi convidado por Mário Centeno dois dias antes da saída e sem que lhe tenham sido dadas garantias de enquadramento legal para a continuidade no cargo. Entre SMS e cartas, notícias mais e menos favoráveis, Domingues bateu definitivamente com a porta e a Caixa está agora em gestão corrente.
Outro dossier em aberto é o da venda do Novo Banco. Se se confirmar a notícia de Marques Mendes, está escolhido o próximo dono e será anunciado esta semana. Mas o que é e o que gere o fundo norte-americano Lone Star? Não é a primeira vez que faz investimentos em Portugal: em agosto de 2015 comprou quatro centros comerciais Dolce Vita (depois vendeu três), e está também desde essa altura à frente da marina de Vilamoura.
Hoje o Jornal de Negócios dá uma outra hipótese para o negócio. O maior acionista português do BPI, a família Violas Ferreira, quer juntar-se à corrida do Novo Banco integrando o consórcio Apollo/Centerbridge. A decisão do Banco de Portugal, diz o jornal, acontecerá até esta quarta-feira.
O maior massacre em prisões brasileiras fez 60 mortes em Manaus, no Amazonas. O motim, que durou 17 horas, envolveu gangues rivais no tráfico de drogas e acabou com corpos decapitados, queimados e mutilados.
De Israel vem a notícia do interrogatório a Benjamin Netanyahu por suspeitas de corrupção. O primeiro-ministro israelita é acusado de ter recebido presentes de empresários. Ele nega o envolvimento em qualquer atividade ilícita.
Voltando à política caseira, destaque para o artigo de opinião de Passos Coelho na nova newsletter diária do PSD. Passos acusa Costa de fragilizar o País para manter os equilíbrios internos da maioria que suporta o Governo.
A resposta de Costa está num texto elogioso do Financial Times. O influente diário económico britânico passa em revista o primeiro ano deste Governo, lembrando que, apesar de todo o ceticismo, conseguiu superar todas as expectativas.
Outra boa nova para Costa: a dívida pública caiu 1,3 mil milhões. Mas também uma má notícia: a lista de devedores à segurança social tem 14.447 novos membros.
No campo autárquico, o PSD já terá escolhido o candidato que vai defrontar Rui Moreira no Porto. Chama-se Álvaro Santos Almeida, é economista, ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde e ex-quadro superior do FMI em Washington, mas um desconhecido na política nacional.
E a menos de um ano das nossas eleições regionais, o primeiro-ministro anunciou que vai dedicar o primeiro trimestre do ano à descentralização do Estado.
Almaraz promete criar tensão entre os governos de Portugal e Espanha. O ministro do Ambiente garantiu que não irá participar da reunião com a homóloga espanhola dia 12 caso se confirme a decisão de construção do armazém de resíduos nucleares a 100 km da fronteira portuguesa.
A nossa Opinião
- Rui Ramos faz a defesa de Passos Coelho como líder da oposição: "O PSD não tem ninguém melhor para o lugar, nem melhor estratégia para enfrentar o actual governo".
- Paulo Trigo Pereira escreve sobre a dimensão do Estado, para criticar a ideia de Estado mínimo (ou máximo) e defender um Estado realista.
- Paulo Sande fala do factor humano como a grande justificação para vários dos atuais acontecimentos mundiais.
- José Conde Rodrigues analisa o "futuro do liberalismo" e a sua capacidade de se renovar.
Os nossos Especiais
Trabalham entre 12 e 16 horas por dia, seis dias por semana a recibos verdes. Em troca recebem pouco mais que o salário mínimo. A vida dos motoristas da Uber é feita de excesso de horas, precariedade, baixos salários. A Sara Otto Coelho foi ouvir as suas queixas.
Notícias surpreendentes
O artista português Jorge Colombo voltou a desenhar uma capa para a revista New Yorker. "Watergates" foi feita em iPad e é uma ode a um dos seus locais de inspiração: o ferry de Staten Island. Ora veja como ele faz.
Depois de Ronaldo, o Benfica. A próxima grande aposta do clube é abrir um hotel temático na baixa de Lisboa. O anúncio foi feito pelo presidente, Luís Filipe Vieira, que também quer uma rádio Benfica e um centro de alto rendimento.
50 milhões é quanto a Disney vai receber da morte da atriz Carrie Fisher. Trata-se do seguro de proteção de contrato assinado com a atriz que encarnou a princesa Leya de Star Wars.
E como foi a passagem de ano dos famosos? Não se preocupe, não é segredo. Eles publicaram tudo nas redes sociais. Não faltam fotos de todas as Kardashian e também de Sara Sampaio.
Foi seguramente a notícia mais surpreendente de ontem. E se afinal o Titanic não se afundou por causa do choque com um icebergue, mas sim devido a um incêndio que aconteceu semanas antes de se fazer à travessia do Atlântico? Esta é a nova tese de um conjunto de especialistas que muda toda a perspetiva sobre o maior acidente marítimo de sempre. Fotografias agora reveladas e nunca antes analisadas, parecem comprovar a teoria.
As notícias surpreendentes são apenas uma pequena oferta de toda a informação do Observador. Passe por cá e comprove.
Tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário