terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Edifício com espaços para várias valências foi inaugurado na Praia da Tocha

Resultado de imagem para Edifício com espaços para várias valências foi inaugurado na Praia da Tocha
Na Praia da Tocha, o final de 2016 foi assinalado com a inauguração do Centro de Interpretação da Arte Xávega, que vai funcionar no edifício do antigo posto local da Guarda Nacional Republicana. Na sequência das obras de reabilitação e adaptação promovidas pelo Município de Cantanhede, o imóvel passou a dispor de condições que, além daquela valência cultural, contemplam espaços destinados à GNR, ao novo posto de turismo e à sede da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha.
Trata-se de “um equipamento coletivo multifunções que valoriza a Praia da Tocha a vários níveis”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Moura, perante as dezenas de pessoas que, no passado dia 30 de dezembro, compareceram à cerimónia de abertura formal das novas instalações. Participaram no evento a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, os vereadores Júlio de Oliveira, Célia Simões e Carlos Ordens, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, e o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR, Rui Oliveira. Entre as entidades presentes encontravam-se ainda o segundo-comandante da Polícia Marítima do Comando Local da Figueira da Foz, Fernando Seco Fernandes, o pároco da Tocha, Pe. Diamantino Vieira, e o presidente da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, Tiago de Jesus Reis.
A atuação da Associação de Músicos do Concelho de Cantanhede deu o mote de festa à inauguração, e havia razões para isso, conforme sublinhou o líder do executivo camarário cantanhedense, para quem “o Centro de Interpretação da Arte Xávega é mais um passo importante no sentido de acentuar a identidade da Praia da Tocha em torno das dimensões, histórica, sociocultural e etnográfica de uma atividade piscatória tradicional que continua aqui bem viva”.
Em todo o caso, “a inauguração é apenas um passo do processo de constituição do acervo que será a base da matéria de estudo de uma atividade que como sabemos está na origem do lugar”, adiantou João Moura, lançando um apelo “a todos os que possuam fotografias e materiais relacionados com pesca artesanal na Praia da Tocha no sentido de contribuírem para o enriquecimento desse acervo”.
Segundo o autarca, “essa e as outras valências que vão funcionar neste imóvel acentuam o estatuto da Praia da Tocha como estância balnear de referência, pois facultam a quem a visita mais motivos de interesse e também melhor qualidade de serviço no apoio aos utentes”.
A mesma tónica caracterizou a intervenção do presidente da Junta de Freguesia da Tocha, ao afirmar que “este edifício engrandece a Praia da Tocha, a freguesia da Tocha e o concelho de Cantanhede”. Depois de enfatizar “a criação do Centro de Interpretação da Arte Xávega como espaço cultural que irá perpetuar a dimensão etnográfica da atividade de pescadores que praticaram e ainda hoje praticam esta arte”, Fernando Pais Alves salientou o facto de a requalificação do edifício ter sido de molde “a proporcionar à GNR um posto de atendimento com a dignidade que os seus militares merecem”.
O comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR, Rui Oliveira, fez também referência à “melhoria significativa que o novo posto representa, o que permitirá melhores condições para o exercício de funções aos militares mobilizados para a Praia da Tocha durante a época estival”.
No decurso da inauguração foi ainda formalizado o acordo entre a Câmara Municipal de Cantanhede e a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, no âmbito do qual esta entidade passa a dispor de uma sede no edifício multifunções. Para o presidente da associação, Tiago de Jesus Reis, “é um espaço muito melhor e maior do que podíamos imaginar e pelo qual ansiávamos há muitos anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário