segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mensagem do Presidente do IPST aos Dadores e às Associações de Dadores


Aos Dadores e às Associações de Dadores

Como presidente do IPST e neste início de Ano Novo dirijo-me pela primeira vez a todas/os Dadores de sangue e às Associações de Dadores de Sangue de Portugal.
Saúdo as Portuguesas e os Portugueses que fazem da dádiva benévola e voluntária de sangue uma bandeira viva da Solidariedade, de que as associações são a expressão organizada de um interesse único e comum: dar sangue para salvar vidas.
Numa época da nossa vivência coletiva marcada pelos interesses individuais, em que o egoísmo faz perigar as diversas iniciativas de voluntariado em prol do bem comum e de causas sociais, é de relevar o excecional papel das Associações e Federações de Dadores na dinamização e mobilização dos cidadãos para fazerem a sua dádiva de sangue.
O IPST reconhece que as vossas Associações são parceiros activos e empenhados na dádiva voluntária, contribuindo para a manutenção das reservas de sangue e seus componentes, que são de valor estratégico para o País.
O IPST está consciente da inabalável vontade dos Dadores e das suas Associações manterem esta actividade, não vacilando perante frases feitas e chavões, proferidas por quem não percebe que com a dádiva de sangue benévola, e voluntária, não remunerada, não há negócio algum!
O IPST está empenhado em que doravante o sangue colhido em Portugal e os seus componentes sejam integralmente utilizados em doentes portugueses. O IPST está determinado, por respeito para com os Dadores portugueses, a acabar com o desperdício, procurando rentabilizar o aproveitamento dos componentes sanguíneos, de que a maximização da utilização do plasma é um exemplo.
O IPST pretende desenvolver os níveis de colaboração com as Associações de Dadores, incrementando sinergias, reconhecendo que também temos um caminho comum a percorrer face aos desafios que no futuro se colocarão à dádiva de sangue.
Bem hajam pela vossa dedicação e pelo vosso entusiasmo altruísta!

Dr. João Paulo Almeida e Sousa
Presidente do Conselho Diretivo do IPST, IP

NB: Sem comentários... é o que temos e merecemos. Desde que a ADASCA surgiu e comigo na Direcção já passaram 3 presidentes pelo conselho directo do IPST, com o actual soma-se 4, sem que nada seja feito de relevante em prol dos dadores e das suas associações.
Será que clamamos no deserto? Só se lembram de nós quando o precioso produto escasseia? Pedimos mais respeito, ou o nosso gesto é assim tão desconsiderado?

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário