Enquanto dormia...
... danos e ruturas na barragem de Oroville, no norte da California, levaram à evacuação de quase 200 mil pessoas. Nas imagens (via CNN) já é possível ver grandes fluxos de água sem controlo. A barragem, que é a maior dos EUA, fica a 250 km de S. Francisco e pode inundar várias cidades.
A noite foi de prémios para o cinema e para a música...
- ... nos Grammy, Adele voltou a dominar, arrecadando 5 estatuetas, incluindo a de melhor álbum. Mas partiu o prémio ao meio, para dividir com Beyoncé. Na lista de vencedores, houve pela primeira vez um português: chama-se André Anjos e trocou o Porto pelos EUA. A cerimónia em Los Angeles foi marcada, como se esperava, por críticas a Trump, mas também por uma homenagem original, e pode ser resumida nestes seis grandes momentos (devidamente ilustrados em 57 fotos). No desfile de modas viu-se muito excentricidade. E, claro, não faltaram piadas na Internet.
- ... já nos BAFTA, La La Land (outra vez) venceu cinco das nove nomeações, entre elas a de melhor filme do ano. Com a realeza na passadeira vermelha, os prémios britânicos do cinema mantiveram a onda musical e as redes encheram-se de memes.
De volta à política nacional, nasceu uma nova (a milésima) polémica à volta da Caixa Geral de Depósitos. Marques Mendes, no seu comentário dos domingos na SIC, acusou o Governo de manipular a data de publicação do diploma sobre a exceção dos gestores da Caixa apresentarem as declarações de rendimentos. Segundo Mendes, o que costuma demorar três/quatro dias, demorou um mês para apanhar os deputados de férias e... mais distraídos.
Ainda a polémica CGD. O secretário de Estado Pedro Nuno Santos continua a dizer que Mário Centeno não mentiu, em entrevista ao Eco, mas o apoio de Marcelo ao Governo neste caso já incomoda publicamente o PSD.
Dois irmãos lusodescendentes foram detidos no distrito da Guarda por suspeitas de ligações ao Estado Islâmico. Segundo o JN, a Judiciária apreendeu-lhes armas e um exemplar do Corão. Mas descarta que estivessem a planear um atentado.
Outra informação relevante
Começa esta manhã o julgamento do caso Vistos Gold.
O processo envolve o ex-ministro Miguel Macedo, altos funcionários do Estado, chineses e um angolano. O Luís Rosa escreveu este guia (absolutamente) completo para saber tudo o que está em causa. Veja ainda como se defende Miguel Macedo e quais os casos que o levaram à barra do tribunal. E também o que diz António Figueiredo, ex-líder do Instituto dos Registos e Notariado, e principal acusado.
No futebol, bom domingo para o Sporting, que deu a volta ao resultado em Moreira de Cónegos -- com a ajuda de um ex-moreirense, Podence -- e viu o Braga atrasar-se. Mas na frente da Liga nada de novo, já que Benfica e FC Porto também venceram os jogos do fim de semana. Quanto à semana, vai ficar marcada pelo regresso da Liga dos Campeões (os encarnados jogam amanhã com o Dortmund na Luz e os portistas vão a Itália para o primeiro jogo com a Juventus).
Na educação, o diretor do Departamento da Educação da OCDE, Andreas Schleicher, diz que é preciso reorganizar a aprendizagem com "ousadia". Schleicher elogia os progressos no ensino em Portugal, mas não tem dúvidas que muito ainda terá de mudar. Nomeadamente, a forma como se ensina.
Cineastas de todo o mundo escreveram ao Governo em defesa do cinema português. Numa carta aberta, atores, realizadores e técnicos dizem que é necessário um regime mais justo.
A Alemanha tem um novo Presidente. E é anti-Trump. Trata-se do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, conhecido por ser crítico do presidente americano.
Em França, há um pequeno recuo de Marine Le Pen e aperta-se o cerco a François Fillon. A candidata da Frente Nacional admite que mesmo que ganhe as presidenciais em maio será difícil tirar a França do euro. Já quanto ao candidato da direita, há novas investigações ao caso em que terá pago por empregos fictícios à sua mulher e filhos.
Já em Espanha, o Podemos uniu-se em torno de Pablo Iglesias. Depois das divisões e muitas polémicas, Iglesias derrotou o seu ex-talvez-futuro número dois, Íñigo Errejó, e continua à frente do partido de esquerda populista. No PP, Mariano Rajoy também foi reeleito, neste caso sem surpresa.
Fica uma informação útil a acabar este bloco. O prazo para validar faturas no portal e-fatura termina esta quinta-feira, dia 15. Este guia ajuda-o a não perder nem um cêntimo a que tem direito.
A nossa opinião
- Helena Matos aborda em "A Vaga" vários casos concretos de problemas com que se tem deparado no dia a dia.
- Alexandre Homem Cristo confessa ter "saudades de Cavaco Silva" e explica porquê.
- João Carlos Espada diz que a resposta ao Populismo está na variedade e concorrência.
- Manuel Villaverde Cabral critica a legalização da eutanásia em "Com a morte não se brinca".
- Vasco Pulido Valente escreve sobre "A Utopia da Europa".
- Alberto Gonçalves olha de forma peculiar para o caso dos blogues pagos para dizer bem de José Sócrates.
- João Marques de Almeida fala d' "As ironias do caso Caixa".
- Lucy Pepper analisa o paradoxo que se vive na indústria criativa.
Os nossos Especiais
Imperdível, a entrevista de vida a Rui Reininho, o líder dos GNR, que comemoram 35 anos de carreira. À Rita Garcia ele conta como as tias solteironas com quem cresceu no Porto quase o tornaram um "mariquinhas", conta episódios do colégio e da escola, de como roubou, passou fome e foi raptado e ainda de quando se cruzou com terroristas dos Baader Meinhof.
Noventa anos depois do aparecimento da teoria do Big Bang, o João Francisco Gomes juntou o físico Carlos Fiolhais e o jesuíta Guy Consolmagno, diretor do Observatório do Vaticano, para falarem da ciência de Deus e da fé dos cientistas. Uma conversa do género "Um cientista e um padre entram num bar..."
Que histórias contam os filhos de oito figuras famosas do nazismo? O José Carlos Fernandes leu o livro de Tania Crasnianski, Os Filhos dos Nazis, e conta com alguns só se aperceberam das atrocidades ordenadas ou executadas pelos pais quando ouviram a dissecação detalhada e pública dos seus terríveis feitos nos julgamentos de Nuremberga.
Nota ainda para a pré-publicação do livro "Liberdade de Expressão: dez princípios para um mundo interligado", de Timothy Garton Ash. Trata-se de um ensaio sobre a necessidade de discurso livre num mundo globalizado e ligado pela internet do historiador e professor na Universidade de Oxford, especializado em Assuntos Europeus.
Notícias surpreendentes
E que tal deixar de trabalhar sentado e começar a fazê-lo de pé? Há quem o faça, por um motivo essencial, a saúde. A Sílvia Silva falou com especialistas e com quem o pratica. O melhor é ler. Na vertical, sff.
E se todos os enamorados que deixaram os seus cadeados na Ponte das Artes em Paris os recuperassem?Há um casal que o está a tentar. A Ana França falou com eles.
E pronto, já estamos no tema da semana, o Dia dos Namorados. A Ana Cristina Marques decidiu contar as histórias de amor por detrás de alguns grande vinhos. Para brindar com paixão.
Mas se está a pensar ir ao cinema, o Eurico de Barros não recomenda o segundo filme das 50 Sombras de Grey. Diz que dá mau nome ao erotismo.
Se é um apaixonado por fotografia, espreite as 24 melhores fotos tiradas por drones. Já se a sua loucura são viagens, recomendo-lhe que dê uma vista de olhos a esta fotogaleria: são dez locais do mundo que o homem ainda (quase) não explorou
Agora já tem toda a informação para começar bem a semana. Para se manter a par de toda a atualidade, já sabe: é só clicar em Observador.
Boa segunda, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário