sexta-feira, 17 de março de 2017

360º - As versões e as contradições entre Sampaio e Santana; e mais três acusações contra Sócrates enquanto nada se sabe sobre o adiamento dos prazos

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Trump apresentou o seu primeiro Orçamento. Tem mais dinheiro para o setor militar e para acabar a  construção do muro na fronteira com o MéxicoMas faz cortes na investigação para a saúde, na educação, na diplomacia, nas ciências e nos media públicos.


Ontem não foi um bom dia para Donald Trump. Foi revelado que o seu ex-assessor para a Segurança Nacional, Michael Flynn, recebeu 50 mil dólares de empresas russas; a investigação do Senado disse não ter provas de escutas por parte de Obama, ainda que o  presidente americano insista (via Fox News) que foi vigiado; e mais um juiz, agora do Maryland, travou o seu muslin ban. Hoje Trump recebe a visita de Angela Merkel, que também promete não ser simpática.


Daqui a pouco há sorteio da Liga dos Campeões. Vêm aí os quartos de final e o Mónaco de Leonardo Jardim está em destaque. O treinador português está pela terceira vez na liga milionária e já estreou 31 jogadores, numa lista que tem muito que contar. Ontem, na Liga Europa, destaque para o apuramento do Manchester de Mourinho (com um polémica de uma banana pelo meio) num grupo onde estão também muitos jogadores portugueses.

Outra informação relevante

O volume II da biografia de Jorge Sampaio voltou a abrir uma guerra com Santana Lopes. As justificações dos dois sobre a dissolução do Parlamento em 2004 são bem diferentes. Ou serão complementares? O Vítor Matos leu o livro de Sampaio e também o que Santana já escreveu para comparar as versões e as contradições. São muitas.

Santana, que já desafiou Sampaio para um debate televisivo, fala agora em "factos alternativos". Em entrevista à Renascença diz que o ex-Presidente derrubou o Governo por pressão da banca.

O prazo para ser conhecido o despacho de acusação do caso Sócrates terminava hoje e a PGR ainda não respondeu ao adiamento pedido pelos procuradores. O DN revela que  Sócrates foi acusado de seis crimes (mais três do que inicialmente) no último interrogatório do Ministério Público, mas negou tudo. Em entrevista à TSF/Dinheiro Vivo, a ministra Francisca Van Dunem admite lentidão na Justiça, mas diz que os "casos mais mediáticos não retratam o que se passa em Portugal".

Paulo Azevedo veio pôr mais lenha na fogueira da polémica da Operação Marquês. O presidente da Sonae foi muito duro sobre a OPA falhada da sua empresa à PT, um dos casos que está sob investigação: "Estavam todos feitos!", acusou. 

O PSD já tem candidata à Câmara Municipal de Lisboa, mas a escolha é polémicaA opção de Passos Coelho recaiu sobre a sua vice-presidente, Teresa Leal Coelho só que a concelhia de Lisboa contesta o processo. E o líder da PSD ainda tem de se preocupar com responder a Assunção Cristas.

Quanto ganhou António Mexia na EDP o ano passado? É fazer as contas: 983 mil + 396 mil + 656 mil.

Já António Domingues, o efémero presidente da CGD, inscreveu na declaração de rendimentos finalmente entregue no Constitucional (ainda que com falhas que obrigam a uma retificação) um barco a leasing, dois Porsche 911 e uma conta bancária com 3,7 milhões de euros. Nada de mais, pelos vistos: um dos seus administradores teria um rendimento quase 10 vezes superior. 

Francisco Louçã, o conselheiro de Marcelo e do Banco de Portugal insiste. Voltou a defender a reestruturação da dívida

Um dia depois do veto, a promulgaçãoMarcelo aprovou o estatuto da GNR após o Governo ter retirado a regra de promoção especial.

Sete meses após a morte de dois recrutas, um novo curso de Comandos vai avançar já em abril. Mas o Exército clarificou as regras.

Dois ataques assustaram ontem os franceses. Numa escola em Grasse, um aluno de 17 anos abriu um tiroteio e feriu dois alunos e o diretor: a polícia exclui a hipótese de terrorismo. Na sede do FMI em Paris um envelope explosivo feriu uma funcionária: os anarquistas gregos reivindicaram o atentado. 

Os nossos Especiais

O que ficou das eleições da Holanda? O Tiago Carrasco conta como um incidente diplomático decisivo, um líder populista derrotado e um ecologista de 30 anos a comandar a esquerda dominaram as conversas pós eleitorais. E antecipa o que isso significa para o país.

As eleições holandesas foram também o tema do Conversas à Quinta. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debateram se a Holanda foi o Waterloo do populismo. E chegaram à conclusão que talvez não.

Pode de facto chamar-se fascista a Trump? E ao Estado Islâmico? E a Alemanha é mesmo nazi? E a Holanda, como diz Erdoğan? O José Carlos Fernandes questiona se o mundo estará efetivamente cheio de "porcos fascistas" para depois explicar o que significa fascismo e nazismo. Dois assuntos demasiado sérios para serem usados a torto e a direito. 

A nossa opinião

Notícias surpreendentes

Agora que vem aí mais um fim de semana quente, muita gente abrirá a época das dietas. Mas será que todas resultam? Dos sumos detox aos alimentos sem açúcar, passando pelos superalimentos, eis oito mitos de dietas que são isso mesmo: mitos.

Provavelmente só os mais velhos se lembrarão dela. Mas Sónia Braga era um furacão das novelas brasileiras. Agora protagoniza o filme "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, que já está nas salas portuguesas. Tempo para recordar dez vezes em que fomos apanhados pela mulher aranha.

Há quatro vídeos virais a correr na Internet que tem mesmo de ir ver:

  1. Os filhos do professor que interromperam os seus comentários em direto na BBC voltaram a ser protagonistas num outro momento. Sobretudo Marion, de quatro anos.
  2. Sem graça mas completamente surpreendente é a forma como uma mulher se salva de um rio de lama causado pelas chuvas torrenciais no Peru.
  3. Um físico nuclear recuperou milhares de vídeos de testes nucleares e publicou-os no Youtube. São realmente assustadores.
  4. No mundo animal foi pela primeira vez filmada uma píton, a cobra gigante de África, a engolir uma hiena. A reportagem é da National Geographic.
Outra reportagem publicada na NT. Um fotógrafo da Greenpeace foi ver como mudou o Ártico nos últimos 20 anos: tem 38 fotos de antes e de agora nos mesmos locais que provam que o planeta está mesmo muito, mas muito mais quente.
 

À beira do fim de semana, deixo-lhe a indicação de sempre: ir passando pelo Observador para se manter atualizado, ler grandes histórias e poder escolher de entre as melhores sugestões

Boa sexta-feira, feliz e produtiva, bom dia de S. Patrício e bom fim de semana 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário