sexta-feira, 17 de março de 2017

Hora de Fecho: Por "injustiça" ou "factos", o rating fica em lixo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A agência de rating S&P manteve a notação de crédito de Portugal em "lixo, dias depois de Centeno se queixar ao FT de que o Governo "não está a ser tratado com justiça" pelos mercados. Quem tem razão?
Agência de rating mantém a notação de Portugal em território de "alto risco". Admite uma aceleração do crescimento económico mas avisa que os bancos ainda têm "problemas significativos" para resolver.
Procuradora-geral da República não define, para já, prazo para conclusão do caso Sócrates. Prazo final só será fixado em abril. Marques Vidal admite que o diretor do DCIAP possa avocar o processo.
Advogados de Sócrates dizem que Joana Marques Vidal tentou "deitar as culpas sobre o mordomo" e classificam de "ilegal" a ausência de um prazo para que o DCIAP produza o despacho de acusação.
Joana Marques Vidal deu até ao final de abril para o DCIAP dizer o que precisa e de quanto tempo precisa para ter pronto o despacho de acusação a José Sócrates. Só nessa altura concederá novo prazo.
Uma mala abandonada esta sexta-feira na gare do Oriente obrigou ao encerramento da estação de caminho-de-ferro.
O antigo provedor-adjunto da Casa Pia tinha sido condenado a 5 anos e 9 meses de prisão por crimes de abuso sexual de menores. Queixa-se de ter sido "discriminado" em relação aos outros condenados.
O título é o do novo livro de Neill Lochery, que faz um retrato "da revolução de 1974 até ao presente". O Observador revela as fotos que acompanham o texto do autor inglês.
Martin Manhoff, funcionário da embaixada dos EUA na URSS, foi surpreendido pela morte de Estaline, em 1953. Depois, filmou tudo. São imagens inéditas que estavam perdidas numa oficina em Seattle.
Sentado a fumar cachimbo e a ouvir música num gira-discos num cenário marcado pela destruição da guerra na Síria. Assim está Mohammed Mohiedin Anis, de 70 anos, numa foto que se tornou icónica.
A entrevista do professor Robert Kelly à BBC, interrompida pelos dois filhos e pela mulher, continua a ser motivo de paródia. Um novo vídeo satiriza com o que faria uma mulher na mesma situação. 
Opinião

Rui Ramos
Na Holanda, a história do populismo é mais complicada: o regime europeísta deixou a “extrema-direita” usurpar o papel de defensora da tradição nacional de liberdade e de tolerância. 

Miguel Tamen
A nossa razão não pode consistir em dizer que temos razão; ter razão não é uma razão adicional que temos: é apenas uma opinião que os outros poderão vir a ter sobre as razões que demos.

Helena Garrido
Queremos tanto crer que o problema financeiro se resolveu com a reposição de salários da função pública que nem queremos ouvir os mensageiros. Schäuble sabe o que diz. Estamos muito dependentes do BCE

José Crespo de Carvalho
São pretensas superestrelas e numa fase da vida já todos perceberam o que valem. Problemático, um pouco por todo o mundo, é não só dizer que o rei vai nu como aproveitar para desmarcar a nudez do rei.

Paulo Tunhas
O Ministério das Finanças crê ser nobre política não revelar o que se passou na Caixa sob o estupendo argumento segundo o qual saber o que se passou seria demasiado terrível para nós todos. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário