quarta-feira, 29 de março de 2017

360º -- O primeiro dia do resto do Brexit, a confusão com a venda do novo Banco e não, não invista ainda na EDP Renováveis (é melhor esperar uns dias)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um sismo de 6,6 abalou o leste da Rússia. Seguiu-se uma réplica de 4,5. Não é ainda conhecida a existência de vítimas ou danos materiais.

O Ministério Público vai investigar mais banqueiros (além de Salgado) por indícios de burla qualificada. O DN noticia que se trata de uma investigação autónoma que nasce da Operação Marquês depois dos dados bancários enviados pela Suíça. Mas não são revelados nomes.

A CGD também aderiu ao perdão fiscal e poupou 21 milhões de eurosEstava em causa a regularização de uma dívida fiscal de 34 milhões de euros e as poupanças foram em juros e custas. A história é do Público.

No Congresso do Partido Popular Europeu, Paulo Rangel foi bastante corrosivo. Alertou que Portugal caminha para uma "claustrofobia à Sócrates".

Há um surto de hepatite a espalhar-se pela Europa. Terá começado na Holanda e só na Grande Lisboa foram identificados 105 casos. A DGS já lançou um alerta.

Outra informação relevante

Theresa May já assinou os documentos do primeiro dia do resto do Brexit que hoje entrega em Bruxelas para formalizar a saída do Reino Unido da União Europeia. E as capas dos jornais vestiram-se assim.

May que teve um dia movimentado na união do seu Reino. Apesar de muitas negociações com Nicola Sturgeon (com uma foto que gerou polémica), não conseguiu evitar que a Escócia aprovasse um novo referendo à independência. Pelo meio ainda ameaçou cortar a autonomia à Irlanda do Norte, por causa do impasse na formação de um governo de coligação.

Por cá, há novidades sobre o futuro do Novo Banco. Segundo a RR, as condições que estão a ser negociadas com o fundo Lone Star passam pelo despedimento de cerca de 400 trabalhadores, o encerramento de mais 55 balcões e... muitas garantidas do Estado. 

No lado político, O Governo perdeu todos os apoios no Parlamento para a venda do ex-BES. O PSD atirou a aprovação do processo para a esquerda. E a esquerda avisou que vai fazer tudo para travar essa venda. Mas Centeno tem um trunfo do seu lado: o processo pode dispensar qualquer votação no Parlamento. Tudo depende do formato da transação e do papel do Estado na operação. Restará a discussão política.

O otimista Costa acredita que a venda vai ficar concluída até ao fim da semana. Mas para os lesados do Banif não há solução, disse-lhes o próprio PM na Madeira.

A OPA da EDP à EDP Renováveis causou um alvoroço na Bolsa e abriu uma oportunidade para os pequenos investidores. Mas o que devem estes fazer? Para já nada, aconselha o David Almas. O melhor é esperar para ler o prospeto da oferta pública.

São Pedro da Cova vai levar Sócrates, Isaltino e todos os ex-ministros do Ambiente ao Parlamento. A 'culpa' é do PCP, que quer explicações sobre o depósito de resíduos perigosos nas minas.

A mulher de François Fillon foi formalmente acusada no caso do emprego fictício pago pelo Estado e criado pelo marido. Fillon é o candidato da direita às presidenciais francesas que têm lugar daqui a um mês. Do outro lado ideológico, o socialista Manuel Valls anunciou que vai apoiar o centrista Emmanuel Macron na primeira volta e não candidato do seu partido, Benoît Hamond.

Dos EUA de Trump, duas notícias. O presidente americano já reverteu o programa ambiental de Obama. E também já decidiu quem paga o resto da construção do muro na fronteira com o México: serão, claro, os contribuintes americanos, via cortes orçamentais brutais.

Na guerra do Iraque, o ataque em Mossul com mais mortos desde 2003 pode ser da responsabilidade da coligação liderada pelos EUAMorreram mais de 200 civis por culpa direta dos bombardeamentos ou de uma armadilha do Estado Islâmico.

Vamos à bola?

Ronaldo marcou e subiu ao pódio dos melhores marcadores europeus de sempre pela seleção, mas Portugal perdeu o particular com a Suécia nos últimos momentos (3-2) naquele que foi o primeiro jogo de CR7 na sua Madeira. Por isso o Bruno Roseiro escreve na crónica que tudo começou que nem mel e acabou como fel. Pelo menos deu para perceber as dúvidas de Fernando Santos para a Taça das Confederações

Os nossos Especiais

Taavi Rõivas foi o primeiro-ministro mais jovem da União Europeia: tinha 34 anos quando governou o país mais digital do mundo, a Estónia. A Ana Pimentel entrevistou-o e ouviu-o dizer que acha que não haverá taxistas daqui a 10 anos. Mas também escutou um alerta: Rõivas acha que a Rússia não terá problemas em lançar um ciberataque na Europa com fins políticos.

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
O enorme parque jurássico descoberto na Austrália pode ajudar a explicar os dinossauros da Lourinhã. A jazida australiana tem vinte e um tipos de 150 pegadas de dinossauros do Cretácio Inferior, algumas delas as maiores algumas vezes encontradas. E há muitas semelhanças que podem ajudar a explicar os vestígios portugueses.


Outro tipo de alimentos. Porque há um restaurante português entre os 100 melhores do mundo. Na eleição da prestigiada The World’s Best Restaurants, o Belcanto de José Avillez está (outra vez) presente: ocupa 0 85º lugar.


No Observador tem muito por onde escolher, entre notícias, entrevistas, reportagens e belas histórias. Passe por cá

Um boa, feliz e produtiva quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário