quarta-feira, 29 de março de 2017

TEATRO NACIONAL D. MARIA II BRINCA COM O FOGO. O PERIGO DO NOME PROIBIDO...


Vai acontecer algo especial e diferente no D. Maria II. A última vez que se disse o nome proibido no antro do teatro nacional português o edificio do então Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, foi consumido pelas chamas devido a combustão espontânea. Sobrepôs-se a maldição do tal nome proibido. Agora, sem pronunciarem o nome proibido um elenco do Teatro Nacional vai apresentar e fazer uma visita guiada no atual D. Maria II, no Rossio, em Lisboa. Chama-se A Visita Escocesa, nada de dizer o nome proibido. E se disserem, por distração, por desatenção? Será que o D. Maria II vai novamente entrar em combustão espontânea? É o que poderá novamente acontecer?

Vá até ao teatro, à Visita Escocesa, guiada, pelos vários meandros do edifício porque a peça é fora do palco mas também nele - o palco é onde nós quisermos. Os atores estão lá, à sua disposição, seus cicerones. Para fazerem A Visita Escocesa (sem pronunciarem o nome proibido). Se for lá, assista como cúmplice do atrevimento, do “brincar com o fogo”. Descubra qual é o nome proibido, mas não o diga. Se o disser, se o D. Maria II começar a arder… Fuja do fogo! (PG)

A VISITA ESCOCESA

A visita escocesa - CRIAÇÃO INÊS BARAHONA E MIGUEL FRAGATA

Uma visita igual às outras todas (mesmo as enfadonhas)

Esta é uma visita padrão, mas de padrão escocês. Porque existe muito em comum entre a Escócia e o Teatro Nacional D. Maria II: a Escócia tem uma taxa de humidade fora do normal, o Teatro Nacional D. Maria II tem os alicerces metidos na água. A Escócia tem por símbolo nacional o kilt (inventado pelos irlandeses), o Teatro Nacional D. Maria II é um símbolo nacional português (desenhado por um italiano). A Escócia alberga o Festival de Edimburgo, um dos mais importantes festivais culturais do mundo, o Teatro Nacional D. Maria II... é o Teatro Nacional D. Maria II. A Escócia tem a Peça escocesa, o Teatro Nacional D. Maria II tem A visita escocesa. No entanto, qualquer semelhança entre A visita escocesa e a Peça escocesa é pura coincidência. A visita escocesa não tem qualquer ligação à famosa Peça escocesa. Relembramos que quando essa peça de Shakespeare esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II (em 1964) o teatro ardeu. O seu nome "Mac..." não deve sequer ser pronunciado nesta casa...

Criação Inês Barahona e Miguel Fragata 

Com Cirila Bossuet, Lara Matos, Tomás Varela ou Bruno Bernardo, Carolina Dominguez, Catarina Claro

Vídeo Maria Remédio

Produção TNDM II

Duração 1h30

Teatro Nacional D. Maria II - 8, 22, 29 ABR / 13, 20, 27 MAI - SÁB, 16H

Fora de palco, em VÁRIOS LOCAIS DO TNDM II


Nenhum comentário:

Postar um comentário